SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 04/10/2017

 

 

CNTI realiza curso de negociação coletiva em Vitória - ES

 

Dias 25 e 26 de setembro, a Confederação Nacional das Indústrias – CNTI realizou em parceria com o DIEESE a 19ª Edição do Curso de Negociação Coletiva e Igualdade de Oportunidades. O curso aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Espírito Santo – FTIEES, localizado no Centro de Vitória - ES, e contou com a presença do presidente da NCST/ES, Lauro Rabelo, dos assessores técnicos do DIEESE, Lilian Marques e Thomaz Ferreira Jensen e diretores e presidentes de entidades filiadas a NCST/ES. A CNTI foi representada pela secretária para assuntos do trabalho da mulher, do idoso e da juventude, Sônia Maria Zerino da Silva.


Após o início dos trabalhos, foi exibido o filme ‘‘Revolução de Dagenham’’ que relata a história de um grupo de mulheres que trabalhavam em uma das fábricas de automóveis da FORD no setor de fabricação de bancos de automóveis. ‘‘O filme contou a história de costureiras que trabalhavam em péssimas condições de trabalho. Elas travaram uma luta por salários iguais ao dos homens e conseguiram vencer a batalha’’, ressaltou Amélia Deocrécia Vicente que também é costureira e presidente do STVICAT, entidade que defende os interesses das costureiras. Em seguida, houve discussão sobre o filme e contextualização geral sobre as relações de gêneros, ministrada pela assessora técnica do DIEESE Lilian Marques que explanou o papel de destaque exercido pelas mulheres no mercado de trabalho. ‘‘As mulheres trabalham mais do que os homens. Elas dividem o tempo com o trabalho e os serviços domésticos’’.


No segundo dia, os trabalhos foram ministrados pelo assessor técnico do DIEESE, Thomaz Ferreira Jensen. Foi realizadas simulações de mesa de negociação das questões de gênero, negociação coletiva, argumentação e espaço de acordo. Na segunda parte, Thomaz avaliou o desempenho dos companheiros que participaram das simulações. ‘‘Quero parabenizar todos os participantes pelo bom desempenho. Vocês se empenharam bastante’’, disse Thomaz, se referindo as simulações aplicadas no curso.


A secretária da CNTI, Sônia Maria Zerino da Silva se mostrou satisfeita com o resultado do curso. ‘‘Levamos este curso para quase todos os Estados do Brasil. O objetivo acima de tudo, é conscientizar sobre a importância da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho’’, ressaltou Sônia.


Entidades que participaram do curso:


STIVICAT, SINDIBORRACHAS-ES, SINDIPROPAG-ES, SOMTIMES, SINDIPROES, SINPOSPETRO-ES, SINDICONDOMÍNIOS-ES, SECOHTUH, SINDTRAGES, SINTRAVIDROS, SEPROVES, SINDMOMMES E FTI-ES.

 

 

 

 

 

Acesse nosso facebook

 


Imprimir