SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 07/04/2017

 

 

Mulheres potiguares reúnem-se para debater a Reforma da Previdência e seus Impactos


Foi realizado no último sábado 1º de abril o 9º Encontro de Mulheres Trabalhadoras na Indústria do Estado do RN com o tema “Não à Reforma da Previdência nos moldes apresentados pelo Governo Federal”.


O evento foi realizado no Auditório do Hotel Maine e teve a participação de mais de 200 trabalhadoras de várias categorias.


A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Regional da CNTI, Sr. Pedro Ricardo, a Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher do Idoso e da Juventude, Sra. Sônia Zerino, o Dr. Celso Pimenta Diretor Nacional de Previdência Social da Nova Central Sindical de Trabalhadores, o Sr. Joaquim Bezerra Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Rio Grande do Norte, a Sra. Maria Navegantes, Presidente do Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupas no Estado do RN, o Sr. Marconi Diretor Financeiro da FTI - RN, a Sra. Ieda Rosseti Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos, o Sr. Paulo Presidente do Sindicato de Trabalhadores Artefatos de Couros e Peles do RN e a Deputada Federal Zenaide Maia nos deu a satisfação da sua presença e fez questão de destacar o que todos precisam saber: "O que está em jogo não é a reforma da previdência e sim acabar com a seguridade social, essa é a verdade! A seguridade social foi uma das maiores conquistas da população brasileira criada na constituição de 1988. Através da seguridade social temos um tripé: saúde, assistência social, e família", argumentou a Deputada.


A Deputada Zenaide Maia e o Deputado Rafael Motta foram os únicos Deputados Federais do RN que votaram em defesa dos trabalhadores contra a terceirização.


O encontro debateu três temas:
"A Saúde da Mulher Trabalhadora", com a brilhante palestra proferida pela Dra. Francisca Valda membro do Conselho Nacional de Saúde e professora da UFRN, visto que estamos às vésperas da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. "A Organização Sindical e a Participação das Mulheres" pela Sra. Sônia Zerino, que abordou a importância das mulheres trabalhadoras e a luta que elas precisam travar para garantir os direitos. “Estamos vivendo um momento muito difícil para todos brasileiros, que o governo sinaliza subtração de direitos de todos os trabalhadores, onde as mulheres serão mais penalizadas”. Principalmente, porque existe uma série de medidas que retiram direitos que estão garantidos na Constituição Federal.


O grande debate ficou por conta do Dr. Celso Pimenta que trouxe ao público
"Os aspectos da reforma da previdência que podem atingir diretamente as mulheres". A equiparação da idade para aposentadoria é apenas um deles. O aumento do tempo de contribuição para se aposentar, por terem muito mais dificuldade de acumular tempo de contribuição, o fim da aposentadoria especial para professoras, assim como o fim da aposentadoria para trabalhadoras rurais, já que no campo a expectativa de vida da mulher é menor, e outros aspectos que atingem a mulher de uma forma especial, ressaltando sempre que a mulher está inserida no mercado de trabalho em desvantagem ao homem.


“A reforma não ataca só as pessoas que estão se aposentando, mas sim, as futuras gerações”. Nós queremos criar um caldo de cultura contrário a essas reformas de forma a chamar nossa juventude, os estudantes, professores e demais setores a somarem nessa luta e garantir os direitos que conquistamos a duras penas.


O Sr. Pedro Ricardo ainda destacou que a atividade foi pensada na comemoração do Dia Internacional da Mulher, e que o mês de março se propõe a ser um mês de luta. A nossa expectativa é que as abordagens apresentadas tenham sido impactante e provoquem reflexões.
A atividade ainda contou com apresentação cultural pela Associação de Aposentadas e ao final foram aplicadas avaliações e sorteio de brindes.


 

 

Acesse nosso facebook

 


Imprimir