Publicação: 23/07/2018

 

 

Sindicalistas entregam Agenda Prioritária ao

 presidenciável Ciro Gomes

 

Ciro Gomes recebe de sindicalistas a Agenda da Classe Trabalhadora


As Centrais Sindicais entregaram quinta (19), em Brasília, a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora ao presidenciável Ciro Gomes. O ato ocorreu no encerramento do Congresso Sindical do PDT, que antecedeu a convenção nacional que confirmou sexta-feira o lançamento do ex-governador como candidato do partido à presidência da República.


O documento, elaborado com apoio do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), apresenta 22 propostas estratégicas para recolocar o Brasil no rumo do crescimento, com desenvolvimento social.


A agenda será entregue aos candidatos a cargos legislativos e executivos estaduais e federal. O objetivo e colocar as demandas dos trabalhadores no centro do debate eleitoral.


Em sua fala, Ciro Gomes voltou a se posicionar contra a lei trabalhista de Temer, reiterando que pretende revogá-la. Ele também afirmou que irá rever privatizações de estatais estratégicas e a venda da Embraer para a americana Boeing.


"Tudo que for contrário ao trabalhador e ao interesse público será revisto e revertido", afirmou. Ciro Gomes se comprometeu a manter um diálogo permanente entre governo e movimento sindical. Ele encerrou sua fala dizendo: "Esse governo que eu vou liderar servirá aos mais pobres e aos trabalhadores".


O metalúrgico Miguel Torres, presidente em exercício da Força Sindical, reafirmou a necessidade de colocar no Palácio do Planalto um governo desenvolvimentista. Ele denunciou ainda a medida provisória que trata do programa "Rota Brasil 2030", que destina mais incentivos fiscais às montadoras multinacionais.


"Era uma discussão do Inovar-Auto que contava com a participação muito forte das Centrais Sindicais, numa bancada tripartite. Conseguimos colocar contrapartidas de desenvolvimento e tecnologia. O acordo acabou e agora querem enfiar essa rota 2030 sem a participação dos trabalhadores. Isso, mais uma vez vai gerar uma crise de desemprego e acabar com a indústria nacional, pois a montadoras trarão tudo de fora. Isso é um crime", afirma.


Ele também chamou de armadilha o acordo Mercosul/União Europeia. "Querem regulamentar esse acordo, a toque de caixa. As bases desse protocolo é vender nosso País e deixar nosso povo ainda mais atrasado", salientou.


O presidente em exercício da CTB, Divanilton Pereira, disse que os itens da Agenda são uma contribuição ao seu programa de governo do candidato. “É uma contribuição sob a ótica classista, que objetiva aperfeiçoar uma perspectiva desenvolvimentista que dialoga fortemente com a retomada da democracia e do desenvolvimento no Brasil", aponta.


O Movimento Sindical do PDT será comandado pelo metalúrgico Milton Cavalo, que segue na presidência. O evento contou com representantes de movimentos trabalhistas do partido de nove Estados, que já realizaram suas convenções.


De acordo com Milton, o evento foi importante e único. "É inédito, o que aconteceu. Um pré-candidato, um dia antes de ter seu nome homologado pelo partido, se encontrar com dirigentes das principais Centrais Sindicais do País. Ciro mostrou que tem lado. O lado dele é o trabalhador", disse.

 

Fonte: Agência Sindical

 


 

 

 

Imprimir