Publicação: 31/05/2019

 

 

NCST e CNTI debatem desastre da Vale em

Brumadinho na Câmara dos Deputados

 

 

“Vivemos a intensificação do terrorismo de barragem”, alertou o Vice-Presidente da NCST e Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio.

 

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, participaram, nesta terça-feira (28/05), de audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados, que debateu impactos econômicos e sociais resultantes do desastre da Vale no município de Brumadinho-MG. Representadas pelo Vice-Presidente da central nacional e Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, as entidades se destacaram nas discussões, ressaltando o desrespeito da Vale à legislação trabalhista que, somente em dois estados – Minas Gerais e Santa Catarina – acumulam 8.189 processos trabalhistas, além do persistente descumprimento de convenções internacionais ratificadas pelo país.

 

O líder sindical também levantou dados sobre a taxa de adoecimento e letalidade entre os trabalhadores do setor de mineração. O estudos apresentados na audiência confirmam uma incidência dessas ocorrências bem acima da média em relação ao restante da população, o que justifica, segundo Reginaldo, a necessidade de integrar essas categorias no rol das que necessitam de aposentadoria especial.

 

Assista a participação do representante da NCST e da CNTI na audiência pública da Câmara dos Deputados:

 


 

Fonte: NCST

 


 

 

 

 

Imprimir