SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

 

 

MULHERES TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA DO

AMAZONAS REÚNEM-SE NO 1º SEMINÁRIO


A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, através da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, Idoso e Juventude, Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Amazonas e 1ª Secretaria da Região Norte, realizaram nos dias 08 e 09 de novembro 2012, o 1º Seminário de Mulheres Trabalhadoras na Indústria do Amazonas. O evento aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores na Indústria - AM reuniu 50 mulheres trabalhadoras de vários grupos profissionais.


O presidente da Federação e responsável pela 1ª secretaria da Região Norte Sr. Ricardo Miranda, destacou em seu pronunciamento, durante a abertura, a importância do Seminário dos temas a serem abordados: Mulher e Trabalho, A Participação da mulher na Organização Sindical, Violência contra a Mulher e a lei Maria da Penha e Violência Sexual e Prevenção DST,s e AIDS.


Sônia Zerino, Secretária para assuntos da Mulher da CNTI, palestrou sobre Mulher e Trabalho e Mulher na Organização Sindical. “Salientou que atualmente a sociedade não vê mais a mulher como um ser secundário, que trabalha apenas para complementar a renda do marido. Apesar dos preconceitos, a mulher conquistou lugares importantes na sociedade, inclusive na política, antes ocupados por homens. Isso muda a configuração da mulher na sociedade”.


Dra. Tasia Ferreira abordo o Papel da Mulher na Família, ela destacou que “atualmente há uma reconfiguração nas estruturas familiares, da importância da família na educação dos filhos”.


A chefe de atendimento da DECCM - Manaus AM, Dra. Adriene Belotas Lopes, colocou durante sua fala que “a violência contra as mulheres é um dos fenômenos sociais mais denunciados e, que mais ganhou visibilidade nas últimas décadas em todo o mundo.”


Violência Sexual e a Prevenção das DST’s e HIV, Dra. Zélia Campos Médica Ginecologista e Obstetra/ Mestre em Saúde Publica, Coordenadora do Serviço de Atendimento á Vítima de Violência Sexual da Maternidade Municipal de Manaus – AM ressaltou que “a violência doméstica praticada contra crianças e adolescentes, dentre a qual se inclui a modalidade do abuso sexual intra e extra familiar, é um fenômeno complexo e difícil de ser definido e que é dever de toda sociedade o combate a esta terrível pratica”.


Ao final foram aplicadas avaliações, entrega de certificado e encerramento o seminário contou com a cobertura da TV Agite de Manaus.


FOTOS:

 

 

 

 

 

Imprimir