SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

 

 

SEMINÁRIO DE MULHERES TRABALHADORAS E APOSENTADAS APROVA CARTA DE ITABIRITO-MG

 


A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) por meio da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude, 3ª Secretaria da Região Sudeste e a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Setor do Vestuário de Belo Horizonte (Asapvest). Realizaram nos dias 28 e 29 do corrente em Itabirito- MG, no hotel fazenda Rio das Pedras o I Seminário de Mulheres Trabalhadoras e Aposentadas do Plano da CNTI com o tema “A Lei Maria da Penha e o Aumento da Violência contra a Mulher”, que reuniu quase 200 trabalhadoras e aposentadas.

 

 

A programação contou com palestras e atividades culturais, a primeira palestra foi proferida por Celso Pimenta, Diretor Nacional de Seguridade Social da NCST, que abordou sobre “Previdência Social - Fator Previdenciário, Desaponsentação e Empréstimo Consignado”. Em seguida a profª. Tásia Maria Lemos Ferreira, Antropóloga e Mestre em Educação, abordou o tema “Juventude na Terceira Idade”, a vereadora por Belo Horizonte e delegada da DEAM-MG, Elaine Matozinhos, tratou sobre “A Lei Maria da Penha”.

 

O primeiro dia do encontro terminou com um debate, aprofundando a questão da violência contra a mulher. O segundo dia do evento começou com palestra de Sônia Zerino Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da CNTI, sobre o “Idoso Enquanto Provedor da Família” seguida por Warley Martins, Presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), sobre “Os ataques e a defesa da Previdência Social Pública”. Ao final, foi aplicada avaliação, construído e aprovada a Carta de Itabirito, com reivindicações às autoridades federais, estaduais e municipais quanto às providências de prevenção e combate à violência contra a mulher.

 


A mesa de encerramento foi composta pelo Secretário regional da CNTI-MG Cláudio de Jesus, Sônia Maria Zerino - CNTI e a presidente da Asapvest, Maria Almeida Silva, que fez o encerramento oficial. Destacando o apoio da CNTI, parabenizando seu presidente José Calixto Ramos, a Nova Central Sindical, agradeceu a colaboração da Federação dos Aposentados e Pensionistas (FAP/MG), na pessoa de seu presidente Robson de Souza Bittencourt a todos os palestrantes, em especial a Tásia Lemos Ferreira, pela sabedoria que ela transmite com muita sensibilidade à plateia.

 

 

 


 

 

Clique aqui e leia a "Carta de Itabirito/MG"

 

Imprimir