SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicação: 27/09/2013

 

Cerimônia de abertura do

3º Encontro Nacional da Juventude Industriária da CNTI

 


Proporcionar a todos os jovens a possibilidade de adquirir novos conhecimentos, resgatar o sentido dos princípios éticos e valores morais, aprimorar as habilidades e interesses ativos, com ações diretas com dirigentes sindicais e jovens trabalhadores e os que buscam o primeiro emprego a discutir assuntos que irão contribuir para o fortalecimento da cidadania, do trabalho e da organização sindical, este é o objetivo do 3º Encontro Nacional da Juventude Industriária realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), por meio da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da mesma entidade.


O evento que será nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Treinamento da CNTI/CTE, em Luziânia, teve cerimônia de abertura com a execução do hino nacional pela orquestra sinfônica “Reciclando Sonhos”, composta por jovens e liderada por Jeane Pacheco de Carvalho. Além disso, houve a composição da mesa solene que contou com a participação do presidente da CNTI e da Nova Central, José Calixto Ramos, secretária para assuntos de trabalhadores da mulher, do idoso e da juventude da CNTI e da Nova Central, Sônia Maria Zerino, secretário geral da CNTI, Aprígio Guimarães, secretário de finanças da CNTI, José Francisco Filho, secretário de educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, representante da 2ª secretaria da região norte da CNTI, Marivaldo Nazareno, representante da 2ª secretaria da região nordeste da CNTI, Pedro Ricardo, representante da secretaria da região centro-oeste, Luiz Lopes, representante da 1ª secretaria da região sul, Nelson Bonardi, representante da 2ª secretaria da região sul, Idemar Martini, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI-DF), Taísa Tonhá, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM), Francisco Chagas Costa, o diretor de formação sindical e qualificação profissional, Sebastião Soares, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC), Oswaldo Barros entre outros.


José Calixto em seu pronunciamento falou da satisfação em poder realizar novamente um encontro voltado à juventude brasileira e que alcance as várias partes do país, contribuindo para que no futuro o mundo seja melhor. “Estamos fazendo uma pequena parte de tudo àquilo que deve ser feito pela nossa juventude. Declaro aberto o 3º Encontro da Juventude Brasileira do plano da CNTI”, disse Calixto.


Após a abertura solene o tema discutido foi a “Juventude e Trabalho”, pelo palestrante, Flávio Costa, Coordenador de Articulação de Empreendedorismo Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na sequência, “Juventude e Educação”, outra temática levantada pelo palestrante, Oswaldo Barros, graduado em ciências físicas, biológicas, direito e pedagogia, além de diretor da CNTEEC e diretor presidente da Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar.


À tarde o tema apresentado foi: “Políticas Públicas de Juventude: avanços e desafios” por Carla de Paiva, secretária nacional da juventude do Paraná.


O primeiro dia de evento será encerrado com o assunto: “Os Movimentos Sociais”, com o palestrante José Reginaldo que é filósofo, mestre em psicopedagogia, doutor em ciências sociais e também diretor da CNTI e Nova Central.


As atividades seguem neste sábado (28/9) com apresentação do presidente da CNTI e da Nova Central, José Calixto que falará sobre “Juventude e Sindicalismo”. A apresentação feita pelo filósofo, educador social, jornalista, terapeuta clínico e também diretor da Nova Central, Sebastião Soares, será sobre o tema: “Juventude e as Redes Sociais”.


Encerrando o ciclo de debates do encontro, Lhaysa Mirella, graduada em ciências biológicas na Universidade Federal de Pernambuco, explicará um pouco sobre “Juventude e Meio Ambiente”.


Para a produção de um documento com deliberações na luta pelo desenvolvimento deste país serão realizados também trabalhos em grupos com apresentação desses grupos na plenária final. “A nossa juventude não se mostra apática ou alienada, buscando sempre novos conhecimentos. Desta forma é que a CNTI está aqui para incentivar esta participação dos jovens nas organizações sindicais e na construção de um mundo melhor para todos”, complementou a diretora da CNTI, Sônia Zerino.

 

Fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Imprimir