SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicação: 27/11/2013

 

Juventude industriária participa do

6º Encontro da Juventude Trabalhadora da FETIESC e CNTI

 


Aconteceu no dia 20 de outubro do ano corrente o 6º Encontro da Juventude Trabalhadora da FETIESC e CNTI realizado no CES – Centro de Educação Sindical da FETIESC em Itapema – SC. Esteve presente a Secretária de Assuntos da Juventude, Mulheres e do Idoso da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias – CNTI, Sônia Maria Zerino da Silva que falou sobre os projetos da Confederação para os jovens trabalhadores industriários.


O encontro está em sua sexta edição e mistura com muita leveza a formação dos jovens com descontração durante o evento. O tema abordado pelo palestrante Ricardo Velho, Professor do IFC (Instituto Federal Catarinense) foi: Juventude em movimento – a força do jovem no sindicato. O bate-papo foi descontraído, mas sempre focando na formação e aprendizagem dos jovens presentes que se demonstraram muito interessados em seus questionamentos e na presença maciça do início ao fim do evento. A descontração ficou por conta do Darci da Rádio Atlântida e percussionista do Grupo Dazaranha com um show de stand up abordando questões do movimento sindical de forma lúdica.


Participaram 170 jovens dos sindicatos filiados à FETIESC, Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha e também delegações visitantes de outros estados como Sindicato das Costureiras de Cianorte – Paraná e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul. Após a formação os jovens participaram de um coquetel em frente ao mar ao som do Grupo de Pagode Curtisamba e do cantor sertanejo Alisson Reis onde foi possível a integração e interação entre as delegações dos três estados.


A FETIESC fica honrada em receber tantos jovens com sede de aprender mais sobre o sindicalismo, jovens como estes são o futuro do movimento sindical. O Presidente Idemar Antônio Martini comenta que “os jovens são a peça que falta nos sindicatos e no movimento sindical. Eles são a continuidade deste ciclo que não pode ter fim, passam os anos e é inevitável que os sindicalistas aposentem-se e para isso é necessário que tenhamos jovens preparados para assumirem este papel tão importante para os trabalhadores e trabalhadoras deste país”.

 


 

 


Imprimir