SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicação: 19/03/2013

 

 

Mulheres Trabalhadoras Paraenses

reúnem-se com sucesso em 7º Encontro


No último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a CNTI, por meio da Secretaria para Assuntos de Trabalho da Mulher, Idoso e Juventude, Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Pará – Fetipa, e 2ª Secretaria da Região Norte, realizou o 7º Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias do Pará, no auditório da Fetipa, de 8h as 17h. O evento contou com a participação de trabalhadoras de vários municípios e teve como tema “Mulher e Trabalho”.


A mesa de abertura esteve composta pelo Sr. Marivaldo Nazareno, Secretário da CNTI-PA; Sr. José Jacy Aires Ribeiro, Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Pará; Sr. Aguinaldo do Carmo Alcântara, Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário do Pará – Feticom-PA e Sônia Zerino, Diretora da Secretaria para Assuntos de Trabalho da Mulher, Idoso e Juventude – CNTI. Na abertura dos trabalhos todos fizeram alusão à força da mulher e sua coragem de enfrentar vários desafios em seu dia a dia. O Sr. Aguinaldo Alcântara fez a leitura de um poema homenageando a todas as mulheres presentes.


Houve apresentação de vídeo e palestras, nas quais se discutiram os temas: Saúde da Mulher no Trabalho, Dra. Marta de Freitas, Engenheira de Segurança no Trabalho; Avanços e desafios da Mulher no Mercado de Trabalho, Roberto de Sena Bentes, Supervisor Técnico do Dieese e Sonia Zerino, Diretora da Secretaria para Assuntos de Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude CNTI; A Mulher e a Previdência Social, Dr. Celso Pimenta, Diretor Nacional de Seguridade Social da NCST; Eliminação e Prevenção a todas as formas de Violência Contra a Mulher, Dra. Alessandra do Socorro, Diretora da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM de Belém-PA.


Durante a atividade foram aplicadas avaliações, e construída a “Carta das Mulheres de Belém do Pará”, pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, tendo em vista os índices alarmantes apresentados pela delegada; como também a questão do tráfico de pessoas, que é muito preocupante no estado do Pará. O documento vai ser entregue às autoridades competentes no estado, pelo Secretário da CNTI-PA e o Presidente da Fetipa, o Presidente da Fetracom-PA e outras lideranças sindicais, pedindo providências urgentes para coibir estas práticas. Não podemos nos calar diante destas injustiças e das barbaridades que têm sido cometidas naquela região do país.


Ao final do encontro foi realizada a entrega de certificados, o sorteio de brindes, o coffee break e apresentação do Coral Sococo.

 

Fotos:

 

 


 

Imprimir