SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicação: 17/12/2013

 

I Encontro da Juventude do STI da Construção Civil de Alagoas

 

O Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Alagoas realizou nos dias 06 e 07 de dezembro 2013, o 1º Encontro da Juventude Trabalhadora no auditório situado no Loteamento São Caetano, 30, Quadra F Bairro Forene Maceió –AL. O evento reuniu cerca de 80 jovens.


Ficou deliberado, a construção e encaminhamento de documentos solicitando ao INSS local, o retorno de ações juntamente com o sindicato, e outro a ser entregue ao Senador Renan Calheiros solicitando a agilidade para aprovação de projetos que reúne as principais pautas dos trabalhadores.


O presidente do SINDTICMAL o Sr. Justino e o Sr. Januário Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Alagoas, nos seus pronunciamentos defenderam a ampliação da representatividade dos jovens no movimento sindical. Com objetivo de identificar quais são as principais demandas destes trabalhadores na faixa etária entre 18 e 35 anos, que representam 60% da categoria. “As bandeiras dos jovens são as mesmas de toda a classe trabalhadora, mas precisamos trabalhar propostas específicas visando mais educação, formação e qualificação profissional”, defenderam.


O evento teve como objetivo proporcionar aos jovens, adquirir novos conhecimentos, fortalecimento da cidadania, aprimorar as habilidades e interesses na organização política e sindical. A programação contou apresentação de vídeos e palestras que abordaram os seguintes temas: “Previdência Social para a Vida Atual e Futura” Dra. Célia Amorim Assistente Social do INSS; “A Juventude e o Sindicalismo” Dr. José Reginaldo Inácio, Secretário de Educação da CNTI; “O Jovem no Mercado de Trabalho” Sra. Sônia Maria Zerino da Silva Diretora da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, Idoso e da Juventude – CNTI.


O encontro foi de grande valia, a interação dos companheiros(as) foi excelente, sentimos que os temas contagiaram, havia muitas dúvidas que foram esclarecidas após as palestras dentro dos debates. Sabemos que as coisas não são fáceis mais estamos na luta. Conquistar mais direitos significa: maior tempo para a família, estudo, lazer e o desenvolvimento da nação. Também nesse sentido, se encaixa a necessidade do fim do fator previdenciário.


Ao final foi feito avaliação entrega de certificados e sorteios de brindes com os trabalhadores.

 

Fotos:

 

 


Imprimir