SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 09/09/2014

 

8ª Olimpíadas do Conhecimento

 

 

A Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, Idoso e da Juventude da CNTI Sra. Sônia Maria Zerino da Silva, integrou a delegação de conselheiros do SENAI - DF na 8ª Olimpíadas do Conhecimento. Durante quatro dias (3 e 6 de setembro), cerca de 800 jovens profissionais de todo o país participaram dessa que foi a maior competição de educação profissional já realizada nas Américas. Divididos em 48 modalidades da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária, eles realizaram desafios semelhantes aos que enfrentariam no mercado de trabalho. Mais de 300 mil pessoas visitaram o Expominas, local das competições, na capital mineira.


Durante a cerimônia, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, destacou a importância da olimpíada para a formação dos jovens para o trabalho no Brasil. "Quando dão oportunidade ao jovem, ele agarra com talento e dedicação. A excelência é consequência disso", afirmou. Para ele, o que foi realizado nos quatro dias de competição precisa ser levado para mais jovens brasileiros. "Não podemos ter uma 'geração nem nem' (jovens que nem trabalham nem estudam). Mais de 5 milhões de pessoas estão nesta situação", disse.


A pontuação máxima dos competidores é 600 pontos. Todos os participantes que superaram a marca dos 500 pontos receberam certificado de excelência. A partir desse índice, se a diferença entre competidores for inferior a dois pontos, os lugares no pódio são divididos. Há ainda destaque para os maiores pontuadores de cada estado, além do troféu Estrela Prisioneira para o competidor que atingir a maior pontuação na competição. Entre os estados, o líder de medalhas foi Minas Gerais, com o total de 46, seguido por São Paulo, com 36, e Santa Catarina, com 18. (veja quadro).


http://www.senaiolimpiadas.com.br/noticias/conheca-os-vencedores-da-olimpiada-do-conhecimento-2014


ETAPA MUNDIAL - Com os 58 primeiros lugares definidos, agora é hora de se preparar para a etapa mundial das competições de educação profissional. Em agosto de 2015, será realizada em São Paulo a primeira edição da WorldSkills em um país da América Latina. Para garantir uma vaga, os primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento terão de passar por provas e atingir o índice técnico exigido em sua modalidade. No mundial, 1.200 competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

 


Fonte: SENAI

 


Imprimir