SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 23/09/2015

 

Juventude Industriária Piauiense reúne no II Encontro

 

Entrar no mercado de trabalho ainda é uma das dificuldades enfrentadas pelos jovens do Piauí. Preocupados com esta realidade, a Confederação Nacional dos trabalhadores na Indústria – CNTI, por meio da Secretaria para Assuntos da Mulher, do Idoso e da Juventude, 1ª Secretaria região Nordeste e a Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Piauí, reuniram-se no dia 19 de setembro no auditório do Real Palace Hotel no II Encontro da Juventude Industriaria do Plano da CNTI-PI, com o objetivo de proporcionar a todos os jovens a possibilidade de adquirir novos conhecimentos, resgatar o sentido dos princípios éticos e valores morais, aprimorar as habilidades e interesses ativos, com ações diretas com dirigentes sindicais e jovens trabalhadores e os que buscam o primeiro emprego a discutir assuntos que irão contribuir para o fortalecimento da cidadania, do trabalho e da organização sindical. Estiveram presentes varias lideranças sindicais e a participação de 96 jovens.


Durante o encontro foram abordados e debatidos vários temas, tais como: A Inserção do Juventude no Mercado de Trabalho proferida pela Dra. Paula Mazzulo Superintende do Ministério de Trabalho do Piauí, Juventude e Sindicalismo ministrada pelo Dr. Fabio Dourado Advogado e Presidente da Federação dos trabalhadores na Indústria do estado do Piauí, O Principio Máximo da Sabedoria proferida pela Sra. Lúcia Alves Empresaria & Consultora e Juventude e Meio Ambiente ministrada pela Bióloga Sra. Lhaysa Mirella Ramos de Brito.


O evento foi um momento de aprendizado, troca de experiências e ainda contou com apresentação cultural do grupo Viva Vida do SESI-Piauí. A organização dos jovens e das jovens, em toda a sua diversidade, tem sido uma das ações da CNTI no sentido de impulsioná-los ao protagonismo popular na organização sindical e nas decisões políticas.


Sistematizar os elementos do que podemos chamar de políticas públicas para a juventude, que tenha, como eixo central, a busca por ampliação da sua proteção social. Precisamos reverter, com políticas de Estado, o atual padrão de inserção de jovens no mercado de trabalho, a situação de exclusão do sistema educacional e de produção cultural e a submissão a um mundo violento e instável.


Ao final foram aplicadas avaliações, sorteio de brindes e entrega de certificados.

 

 


 

 


Imprimir