SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 11/09/2015

 

3º Encontro Nacional reúne mais de 190 idosos do Plano CNTI

de vários Estados no CTE/CNTI em Luziânia - GO


O
3º Encontro Nacional de Idosos do Plano da CNTI realizou-se no Centro de Treinamento Educacional CTE/CNTI em Luziânia-GO, nos dias 08 a 10 de setembro de 2015. O evento contou com 195 participantes de 14 estados, BA, CE, RO, AC, SP, RJ, MG, PR, RS, PA, DF, GO, PB, MA, filiados e vinculados a Confederação, além de associações convidadas, estiveram participando várias lideranças sindicais entre elas: Presidente da FTI de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica Louça, Porcelana e Ótica de SP Sr. Antônio Maltauro Faconi, Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Rondônia e Acre Sr. Antônio Acácio Moraes do Amaral, FTI Químicas e Farmacêuticas de Minas Gerais Sr. Edílson Maia Filho, Sintrajoias Minas Gerais Sr. Wander Lúcio dos Santos, representante da COBAP e presidente do STI dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, Adílson Rodrigues da Silva, Sr. Washigton Luiz Oliveira de Souza do STI da Construção e Mobiliário de Imperatriz MA, 2ª Secretaria da Região Sudeste São Paulo Sr. Natal Gomes Cardoso, 3ª Secretaria da Região Sudeste Minas Gerais Sr. Cláudio de Jesus Ferreira, o Sr. Aprígio Guimarães Diretor da Secretaria Geral, Sr. José Francisco Filho Diretor da Secretaria de Finanças, a Sra. Sônia Maria Zerino da Silva Diretora da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude e o nosso Presidente Sr. José Calixto que esteve presente durante toda atividade. A solenidade de abertura contou com a apresentação da orquestra Reciclando Sons.


O objetivo do encontro foi educar e fortalecer a luta pela garantia de direitos com o tema “Envelhecer com Dignidade é um Direito de Cidadania”. O evento foi um momento para promover a troca de experiências e apresentar a cultura popular como elemento transformador, dar visibilidade aos idosos que atuam em diferentes realidades nos seus estados a transformar a situações dos idosos.


A programação contou com shows, ginástica multifuncional, danças, intervenções musicais, troca de saberes, palestras e debates.


Os temas discutidos:
Direitos dos Segurados, Aposentados, Pensionistas e a Desaposentação, Aspectos Gerais do Envelhecimento e a Violência Contra o Idoso e Faça da sua Vida um Show. O evento contou com um espaço cultural riquíssimo com apresentações de participantes de vários estados: São Paulo com Sr. Toninho Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Vidro de São Paulo, grupo de dança do estado do Maranhão, a dança das ciganas da terceira idade de Brasília, o concurso de Miss e Mister Terceira Idade, tendo como vencedores a Sra. Maria Teixeira Duarte de Pará de Minas - MG e o Sr. Moacir Gonçalves de Oliveira de Fortaleza - CE e a presença da cantora Fátima Lira.


Ao final, foi aplicada avaliação, construída a Carta de Luziânia com as deliberações do encontro e uma nota de Repúdio pela aprovação e sanção da MP 664 que trata de mudanças nas regras para acesso à pensão por morte de trabalhadores e no fator previdenciário em seguida feita a entrega de certificados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carta aberta de Luziânia   -   Nota de Repúdio   -   Acesse nosso facebook


 


Imprimir