SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 23/11/2015

 

 

Juventude trabalhadora se reúne em domingo de sol

para falar sobre cidadania e influência da mídia


Mais de 300 jovens participaram da 8ª edição do Encontro da Juventude

 


A 8ª edição do
Encontro da Juventude Trabalhadora da Fetiesc e CNTI foi agraciada pelo lindo domingo de sol. Jovens dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina viajaram para Itapema com o objetivo de aprender mais sobre o mundo da juventude trabalhadora. As delegações chegaram no sábado e puderam aproveitar o dia com momentos de lazer na cidade sede da Fetiesc. A Secretária para assuntos de Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Sônia Maria Zerino da Silva prestigiou o encontro e falou sobre o plano nacional da CNTI voltado à juventude trabalhadora.
 

Mais de 300 jovens participaram do encontro que teve como tema a Juventude, Cidadania e a Influência da Mídia na construção da opinião pública com o Professor Arthur Willian do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) de São Paulo. Arthur comenta sobre o oligopólio e monopólio da mídia “nove grupos familiares controlaram a grande mídia no decorrer da última década, existe uma concentração da comunicação, pois estas famílias além de canais de tv possuem emissoras de rádios, revistas, jornais e noticiam a mesma informação em todos os canais”. Além disso, comentou sobre a reinvenção da comunicação no movimento sindical com a utilização de mídias sociais, vídeos virais e aplicativos como o whatsapp que disseminam a informação rapidamente, mas faz um alerta “vocês devem saber diferenciar as informações verdadeiras e confiáveis das mentirosas, não podemos sair acreditando em tudo que vemos e lemos”.
 

Além da formação, os jovens puderam colocar a criatividade em prática com o “stencil art”, que consiste em uma aplicação de desenhos, palavras ou formas através de um molde e tinta spray. Foram “pichadas” palavras de ordem e que representam o mundo do jovem trabalhador industriário. O quadro com a construção coletiva será utilizado para decoração da Fetiesc. O encontro foi animado pelo ator Franco Passos que atua como o Palhaço Biriba que faz muito sucesso no estado. Para integrar os jovens foi servido um coquetel em frente ao mar ao som do cantor sertanejo Pedro Felipe.


O Secretário da 2ª Região Sul da CNTI, Idemar Antonio Martini elogia a juventude “é muito gratificante ver essa grande quantidade de jovens no seu dia de folga logo cedo neste encontro, prontos para aprender. Nós devemos apostar nessa juventude que são a renovação no movimento sindical e o futuro do nosso país. Começamos com poucos jovens e agora temos um auditório lotado.” E completa “isso nos dá forças para continuarmos na luta dia a dia”.

 

 

 


Imprimir