SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 22/03/2016

 

Encontro reúne mais de 500 mulheres trabalhadoras em Itapema


A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) recebeu na sede da entidade, em Itapema, mais de 500 mulheres trabalhadoras nas indústrias do estado que participaram do 17º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Fetiesc e CNTI. O Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), José Calixto Ramos, e o Presidente da Federação dos Trabalhadores Têxteis de Minas Gerais, Aprígio Guimarães prestigiaram o encontro.


Nesta edição, o evento abordou a mulher e as mudanças no mundo do trabalho através da fala da palestrante e grande parceira da entidade Margarida Barreto, médica do trabalho e doutora em Psicologia Social/PUC/SP. A palestrante apresentou diversos dados de diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, e salientou que mulheres recebem salários inferiores de que os homens nos mesmos cargos “em Santa Catarina, por exemplo, as mulheres recebem 35% a menos do que os homens desenvolvendo o mesmo trabalho” e completa “o que explica isso, se homens e mulheres são feitos da mesma composição corporal e possuem a mesma capacidade. Isso é discriminação”.


As mulheres aprendem desde pequenas, através do discurso cultural na escola e em casa, de que o papel dela na sociedade é de cuidar da casa, dos filhos e marido, mas o Presidente da Fetiesc e Secretário da 2ª Região Sul da CNTI, Idemar Antonio Martini, discorda de que esse seja o papel da mulher “A mulher pode ocupar os espaços que ela quiser, seja na política, no sindicato, no mercado de trabalho. Ela não pode nascer predisposta a ser dona de casa mesmo tendo outros sonhos. A mulher deve ter as mesmas oportunidades que os homens, muitos avanços foram conquistados mediante a luta, mas temos que conquistar ainda mais, e a Secretaria da Mulher da Fetiesc está disposta a lutar com mais força pra que isso aconteça”.


O Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, José Calixto Ramos, enfatizou a importância da mulher no mercado de trabalho “as mulheres são a maioria no Brasil, na indústria, a Presidente da República é uma mulher, e ainda insistem em dizer que são sexo frágil. A mulher concilia a vida particular com o trabalho, tem tripla jornada e fazem isso com maestria. Este evento, com 500 mulheres na plateia, mostra a força que as mulheres têm”. O Presidente da Federação dos Trabalhadores Têxteis de Minas Gerais, Aprígio Guimarães, comenta sobre a luta diária das mulheres “as mulheres ainda não sabem a força que têm. Sabemos que as mulheres trabalhadoras lutam diariamente para dar conta das tarefas diárias, que são bem pesadas. Já somam muitas conquistas e as trabalhadoras podem muito mais”.


Revista Desperta Mulher

Durante o evento, a Secretaria da Mulher da Fetiesc lançou a 6ª edição da Revista Desperta Mulher que aborda temas importantes como a ampliação da licença maternidade e 120 para 180 dias, a violência contra a mulher com dados da Lei Maria da Penha e do Disque 180, acidentes e doenças do trabalho, as diferenças salariais entre homens e mulheres nos mesmos cargos, alimentação saudável, entrevistas com a Bancada Feminina da Alesc, com a Deputada Federal Angela Albino e diversas bandeiras de luta do movimento sindical. A Secretária da Mulher da Fetiesc, Elfi Lemke, fala sobre o objetivo desta edição, “queremos que as mulheres trabalhadoras utilizem a revista como uma leitura diária, que compreendam o mundo em que estão inseridas e que possam tirar dúvidas sobre as bandeiras de luta. É um material muito completo e com dados muito atuais’’.

 


 

Acesse nosso facebook

 


Imprimir