SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 13/05/2016

 

 

Mulheres de todo o país participam da

4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

 


Mulheres representantes dos 26 Estados e do DF debatem durante os dias 10 a 12 de maio do corrente ano, avanços relacionados aos direitos das mulheres. Com o lema não permitimos retrocessos, quase 3 mil mulheres de todo o Brasil reúnem-se para a 4ª Conferência Nacional de políticas para as Mulheres, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, o evento é promovido pela SPM do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos humanos, entre as autoridades presentes estavam a Ministra Nilma Lino, Secretário Especial de Direitos Humanos Rogério Sottili e a Secretária Especial de Política para Mulheres, Eleonora Menecucci.


A solenidade de abertura contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que discursou sobre os avanços do governo que protege as mulheres, como o PRONATEC, que tem a maioria de mulheres favorecidas, e o Minha Casa, Minha Vida, por isso que tem as chefes de famílias como proprietária de titularidade dos cartões e distribuição dos benefícios. “Nosso governo fez com que o filho do pedreiro pudesse virar doutor, o filho da empregada pudesse virar médico e essa é a maior revolução pacífica desde país. Ela está em cada uma das nossas conferências e em cada um dos nossos diálogos. O que conquistamos foi só o começo”, afirmou Dilma.

 

Conferência por direitos

A conferencia é resultado de um processo que envolveu eventos em mais de 5 mil municípios em todos Estados da federação, além de conferencias livres e uma plenária intergovernamental o que credenciou as delegadas participantes. Entre as inovações desta edição esta à realização de consultas nacionais para segmentos frequentemente subrepresentados como mulheres trans, ciganas, indígenas, quimlombolas, religiões de matrizes africanas e mulheres com deficiência. Além disso, também foi realizada conferência livre de meninas do Maranhão para tratar do combate a exploração sexual e de gênero.


Para secretária para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria – CNTI, Sônia Maria Zerino da Silva, que também compõe o CNDM e Diretora da Secretaria Nacional para Assuntos da mulher da Nova Central Sindical de Trabalhadores-NCST, na 4ª CNPM é o momento de reafirmar a democracia, a luta das mulheres, pela garantia de seus direitos pela a efetivação e avanços das políticas públicas direcionadas às questões de gênero.


Participaram da 4ª CNPM as companheiras da NCST-SP, Cátia Laurindo secretária nacional do Transporte e Conselheira do Programa Pro Equidade de Gênero e Raça, Elisabete dos Santos Cordeiro, Secretária da Igualdade Racial NCST e a Kátia Rodrigues Diretora da Mulher na FESSP-ESP.

 

 

 



 

Acesse nosso facebook

 


Imprimir