SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 29/03/2017

 

4º Encontro de Mulheres CNTI-SP debatem

os prejuízos da Reforma da Previdência para as Mulheres

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria CNTI, por meio da 2ª Secretaria Regional Sudeste, Secretaria para assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude, Federações e Sindicatos filiados de São Paulo, realizou no último dia 22 de março no auditório do Hotel San Rafael, o 4º Encontro de Mulheres Trabalhadoras na Indústria do Estado de São Paulo com tema “Não a Reforma da Previdência nos moldes Apresentados pelo governo”. A atividade teve a participação de convidados e trabalhadoras Industriárias de várias categorias profissionais.


A mesa de abertura foi presidida pelo Secretário da CNTI/SP Sr. Natal Alves Cardoso e composta por José Rosa da Federação Têxtil de São Paulo, Patrícia do Sindicato de Papel de Guarulhos, João Sena da Federação dos Joalheiros de SP, José Jurandir da FENATEMA, Nilcelena Gabarron Federação dos Vidreiros de SP, Aparecido José da Federação Extrativa de SP, José Roberto Vieira Campos Jr. presidente da Federação do Papel, Sônia Zerino diretora da Secretaria da p/ Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude - CNTI, Kátia Rodrigues diretora de Assuntos da Mulher da FESSP-ESP, Iranilda do Sindicato Têxtil de Taubaté, Mariazinha presidente do Sindicato SINDBELEZA e Amauri presidente do Sindicato Extrativa de Santos. O cerimonial foi feito pela Sra. Luci Parmejani da Federação dos Trabalhadores na Indústria têxtil - SP.


A programação contou com apresentações de vídeos e palestras com temas como: Os Impactos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres, que foi o assunto central, abordado pelo Dr. Celso Pimenta Diretor Nacional de Previdência e Seguridade Social da NCST, destacando que as mulheres têm salários menores, são maioria entre os desempregados e trabalham até cinco horas a mais na semana do que os homens. Por este motivo, as trabalhadoras alcançaram o direito de se aposentar cinco anos antes dos homens, mas esta conquista está ameaçada pela proposta da Reforma do Governo. Na perspectiva de esclarecer as mudanças prejudiciais e injustas que a Reforma traz para as mulheres e para os trabalhadores menos favorecidos, o Dr. Celso, mostrou que a proposta desconsidera a jornada dupla ou até tripla de trabalho em que a maioria das mulheres está submetida. Esta Reforma adota idade mínima de 65 anos para trabalhadores e trabalhadoras como condição para aposentadoria. Ela trata os desiguais como iguais.


O Mundo do Trabalho e Saúde das Mulheres a Dra. Elaine Maria Silva Neves chamou a atenção às doenças proveniente do trabalho, assédio moral e sexual, das discriminações, da falta dos equipamentos de proteção, das vítimas de violência doméstica, estupros e da precariedade dos locais de trabalho que são danosos à saúde dos trabalhadores e em especial das mulheres.


O Fortalecimento da Organização das Mulheres Trabalhadoras para Avançar em Direitos e Ampliar a Luta Feminina a Sra. Sonia Zerino Diretora para assuntos da Mulher, Juventude e Idoso da CNTI, ministrou sobre a importância da luta das mulheres nesse momento difícil da atual conjuntura. É preciso lembrar a situação que viveram as mulheres durante séculos e a luta persistente que tiveram para conseguirem se firmar como cidadãs portadoras de direitos. Agora vamos lutar para não perder os que já conquistamos. Estas mudanças propostas nas reformas previdenciária e trabalhistas, são cruéis para nós mulheres. Temos que lutar irmanada com os companheiros, contra a retirada de direitos para possamos deixar para as próximas gerações o que foi conquistado à duras penas e não vermos nossas conquistas enterradas.
 

A atividade foi um momento de integração e ao final foram aplicadas avaliações, entrega de certificados e sorteio de brindes.

 

 

 

 


 

Acesse nosso facebook

 


Imprimir