SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 15/08/2019

 

 

 

A CNTI e NCST participam da Marcha das Margaridas que

reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília

 


Na manhã desta quarta-feira (14/8) trabalhadoras rurais de todo o país caminharam até o Congresso Nacional em Brasília, reivindicando por mais políticas públicas voltadas ao campo. A manifestação é conhecida como Marcha das Margaridas. Realizada a cada quatro anos desde 2000, em Brasília, a Marcha é uma ação ampla e estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas com o objetivo de conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. Elas lutam contra toda forma de exploração, dominação, violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.

 


Assim, os eixos políticos da Marcha 2019 tratam da defesa da terra, água e agroecologia; da autodeterminação dos povos, com soberania alimentar e energética; valorização e fortalecimento da agricultura familiar; pela proteção e conservação da sóciobiodiversidade; por autonomia econômica, trabalho e renda; por previdência e assistência social pública, universal e solidária; por saúde pública e em defesa do SUS; educação do campo; por democracia com igualdade e fortalecimento da participação política das mulheres.

 


A marcha contou com a participação das mulheres agricultoras familiares, ribeirinhas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, camponesas, quebradeiras de coco, trabalhadoras urbanas e dos movimentos feministas e mulheres indígenas.


Para a secretária para assuntos da Mulher da CNTI e NCST Sônia Zerino “a marcha foi um momento ímpar de demonstração de unidade e resistência das mulheres trabalhadoras rurais e urbanas na luta contra todos os tipos de retrocessos e garantia de direitos”.


 


 

Acesse nosso facebook

 

 

 

 


Imprimir