Publicação: 01/12/2021

 

 

CNTI E NCST realizam live dentro dos

“21 DIAS DE ATIVISMO EM COMBATE À VIOLÊNCIA”

 

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, CNTI e a Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST realizaram, nesta terça-feira (30/11), Live com o tema “Violência de Gênero na Política e a Luta por maior Representatividade” dentro dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.

 

O Presidente da CNTI Aprígio Guimarães fez a abertura do evento virtual “saudando a todas e todos e ressaltou a importância do tema e o combate de todos os tipos de violência contra as mulheres”. Em seguida os diretores Nelson Luiz Bonardi, Secretário Geral – CNTI e José Francisco Filho Diretor de Finanças fizeram suas saudações aos participantes.

 

 

 “Apesar de sermos a maioria da população desse país, ainda temos ínfima representação nos espaços de poder, circunstância que perpetua um cenário político desfavorável às causas femininas. Precisamos consolidar um ambiente propício à ampliação desses espaços de representação de modo a viabilizar mais políticas públicas de proteção às mulheres e tornar efetivas as existentes”, avaliou Sônia Maria Zerino, Diretora de Assuntos da Mulher da NCST, da CNTI e coordenadora do evento.

 

Durante a atividade, foi exibido um vídeo produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, estrelado pela atriz Camila Pitanga, com depoimentos de mulheres parlamentares sobre assédio e violência.

 

A Sra. Luciana Santos presidente da NCST-MG é única mulher atualmente presidir uma estadual. E demais dirigentes sindicais das 5 regiões do país deixaram seu agradecimento ao presidente da NCST, José Reginaldo Inácio, que se despede nesta terça-feira (30/12) da Presidência da entidade, e assume o cargo de Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da Nova Central,  Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher NCST-SP, representou trabalhadoras Região Sudeste, Rosana Nascimento da NCST-PA/AP representou a Região Norte, Severina Ramos NCST-PB representou a Região Nordeste, Nilce Taconi NCST-MT representou a Região Centro-Oeste e a Rejane Cabral NCST-RS representou a Região Sul.

 

Destacamos a participação em nossa Live do companheiro Geraldo Ramthun, ex-diretor da CNTI e da NCST. Nossa admiração pela dedicação há várias décadas no movimento sindical.

 

Na oportunidade após os depoimentos houve a exibição de um vídeo, em homenagem a José Reginaldo.

 

A Live contou ainda com a presença de Inês Ramos, filha do presidente José Calixto. “Fez um agradecimento a todos dirigentes sindicais que conviveram de forma tão harmoniosa com seu pai”.

 

“Nosso eterno presidente José Calixto estará sempre presente e, principalmente nesses dias, senti sua presença. Sou honrado por ter assumido essa tarefa durante esse período”, afirmou José Reginaldo.

 

Palestra – A advogada, dra. Cristiane Britto, Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres -SPM e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - CNDM fez uma exposição sobre a falta de representatividade das mulheres na política.

 

 

“Já vi muitas mulheres desistirem de disputar um espaço de poder devido da violência política, que foi naturalizada. Quantas mulheres foram atropeladas por essa violência não reconhecida pelo poder judiciário ou pela sociedade. Por isso, provocar essa mudança e presenciar esse movimento pulsando no movimento feminista é muito importante”.

 

Segundo a Dra. Cristiane, é preciso disseminar esse conceito a fim de auxiliar e socorrer a mulher que sofre esse tipo de violência, uma das principais causas da sub-representatividade das mulheres na política.

 

“Somos 52,2% da sociedade brasileira. Quase 50% das famílias são chefiadas por mulheres. Então, não é possível mais admitir essa baixa representatividade em vários segmentos, não só na política. Isso não é democracia”, garante a advogada.