Publicação: 19/08/2022

 


Estratégias Sindicais para as Eleições 2022 foi tema de encontro na FTIEG-TO-DF

 

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) tem realizado em várias capitais do país, reuniões com entidades sindicais ligadas aos trabalhadores na Indústria apresentando palestra com o tema “Estratégias Sindicais visando as eleições de 2022”. No dia 18/08 o encontro aconteceu durante a tarde na sede da Federação dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (FTIEG-TO-DF) reunindo lideranças sindicais de várias regiões do Estado.

 

O objetivo do encontro foi contribuir para conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras da atual conjuntura e estratégias sindicais para as Eleições de 2022. Com informações detalhadas sobre as perdas de direitos e conquistas dos trabalhadores, mostraram a importância do voto no candidato que tem compromisso com a prosperidade dos trabalhadores.

 

Em suas palavras na abertura do encontro, o presidente da FTIEG-TO-DF, Pedro Luiz Vicznevski, Pedrão, reafirmou a importância da democracia e que os trabalhadores e trabalhadoras precisam apoiar os candidatos de esquerda por terem suas pautas voltadas para benefício dos companheiros que são a grande maioria no país. Ao final, bastante emocionado, Pedrão relembrou a atuação de líderes sindicais que o antecederam nas lutas pelos trabalhadores, companheiros que estão no plano espiritual.

 

Outros representantes tiveram oportunidade de falar, entre eles o Alison Souza, presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), que fazendo parte da programação informou sobre as atividades do seu Sindicato e sua atuação junto ao meio político federal em Brasília.

 

José Reginaldo Inácio, Diretor da secretaria de Educação da CNTI, mostrou o panorama político da atualidade e como o governo vem prejudicando a classe trabalhadora e beneficiando apenas, categorias profissionais e grupos sociais, políticos e religiosos que estão ligados a ele por interesses ou ideologias. Apresentou a urgência eleitoral em ampliar a bancada sindical no Congresso, deixando claro que o Brasil só muda com o voto consciente da classe trabalhadora. Mostrou que bancadas organizadas como a evangélica e ruralista crescem e atuam para aumentar e ampliar suas riquezas, propriedades, privilégios e a descriminalização de seus atos, quase sempre às custas da injustiça e desigualdade social, valendo-se, prioritariamente, da destruição de direitos e de políticas públicas à população, principalmente à classe trabalhadora, a bancada sindical tem encolhido.

 

 

Abordando a temática para mais mulheres na política e, também, sobre a discriminação de gênero que não combina com democracia, Sônia Maria Zerino da Silva, diretora da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da CNTI, acentuou a realidade feminina na sociedade, trabalho e enfatizou com dados históricos que ainda há muito para se avançar na relação das mulheres e minorias como a LGBTQIA+ no universo político, dentro dos partidos e mesmo em representações de trabalho e sindicais, locais onde a mulher, por exemplo, ainda ocupa cargos subalternos ou de pouca relevância na maioria das instituições.

 

Ao final houve a entrega de Certificados e momento para confraternização entre os participantes do encontro.