Publicação: 27/09/2022

 

 

Estratégias Sindicais Eleições 2022 realizado na Região Norte

 

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, dando sequência em suas atividades nos estados, debatendo o tema Estratégias Sindicais Eleições 2022. Nos dias 13,15 e 16 de setembro do corrente ano, foi a vez dos estados da Região Norte, que tem como diretor responsável o Sr. Marivaldo Nazareno.


Dia 13 Pará e Amapá, realizado em Belém-PA o segundo maior estado do Brasil e, sobretudo o mais populoso e o mais rico da região norte. O encontro aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Pará - FETIPA na capital em Belém. A mesa de abertura foi composta pela Sra. Raimunda presidenta em exercício da FETIPA, Sr. Roberto Sena superintendente do DIESSE-PA, Sra. Antônia Trindade presidenta do Sindicato dos Enfermeiros – PA e candidata a Deputada Federal pelo PCdoB, Leny Campêlo candidata a Suplente de Senado pelo PCdoB, Sr. Jorge Panzera candidato a Deputado Estadual pelo PCdoB, Sr. Ivo Borges presidente da Força Sindical Estadual, Sr. Cleber Rezende presidente da CTB Estadual, presidenta da Federação de Mulheres do Estado do Pará, Sr. Marivaldo Nazareno Vieira da Silva Secretário da Regional Norte da CNTI e presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores NCST - PA que fez a condução dos trabalhos.

 

 


No dia 15 Rondônia e Acre, realizado no estado de Rondônia no Auditório da Sindicato SINDSEF. O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústria dos estados de Rondônia e Acre - FITRAC Sr. Antônio Acácio Moraes do Amaral, compôs a mesa de abertura às 9:30, que contou com a presença da Dra. Gina Silva Mota diretora do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, Sr. Marivaldo Nazareno Secretário na Região Norte da CNTI, Sra. Elzilene do Nascimento presidenta da CUT - RO, Sr. Welington A. Souza presidente da Força Sindical - RO e a Sra. Mara Araújo diretora da Valorização da Mulher da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF - FENALE e diretora do Sindicato dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado de Rondônia - SINDLER que na oportunidade esteve representando o SINDILEGIS, que está em parceria com a CNTI nessa empreitada.

 

 


Em sequência no dia 16 chegamos a Manaus o encontro foi realizado no salão da Casa do Trabalhador no Centro de Manaus. Em meio à intensa movimentação dos vendedores ambulantes e dos transeuntes, um prédio que abriga parte importante da história dos trabalhadores e trabalhadoras amazonenses, foi criada com a finalidade servir de sede às entidades sindicais existentes ou que vierem a ser organizadas no estado. Sua primeira diretoria, eleita em junho de 1947, era presidida por Otavio Teixeira Morais da Câmara, do Sindicato dos Gráficos. Seu lema, “Paz, Trabalho, Pão e Liberdade”, até hoje está escrito nas paredes da Casa do Trabalhador. A abertura se deu às 10:00 e a mesa foi composta pelo Sr. Ricardo Miranda presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Amazonas, Sr. Marivaldo Nazareno Secretário da CNTI na Região Norte, presidente da Força Sindical - AM Sr. Vicente de Lima Fillizola e Sra. Maria de Fátima da Silva diretora do Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Farmacêuticos do Amazonas.

 

 


O alvo dos encontros é contribuir para ampliar a conscientização de dirigentes dos trabalhadores e trabalhadoras do atual momento e estratégias sindicais para as Eleições de 2022, mostrar a importância do voto no candidato que tem compromisso com a pauta dos trabalhadores e com ascensão da democracia.

 

Os eventos tiveram a participação de dirigente sindicais, trabalhadores (as) e convidados.


José Reginaldo Inácio, Diretor da Secretaria de Educação da CNTI, mostrou o panorama da atual conjuntura, e como o governo vem prejudicando a classe trabalhadora e beneficiando apenas, categorias profissionais e grupos sociais, políticos e religiosos que estão ligados a ele por interesses ou ideologias. Mostrou que bancadas organizadas, como a evangélica e ruralista, crescem e atuam para aumentar e ampliar suas riquezas, propriedades, privilégios e a descriminalização de seus atos, precisamos ampliar a bancada dos trabalhadores.


Abordando a temática Mais Mulheres na Política e, também, sobre a discriminação de gênero que não combina com democracia, Sônia Zerino, diretora da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, da Juventude e do Idoso da CNTI, abordou a realidade feminina na sociedade, trabalho e enfatizou com dados históricos que ainda há muito para se avançar na relação das mulheres e minorias como a LGBTQIA+ nos espaços de poder, no trabalho, na política e nas organizações sindicais, locais onde as mulheres ainda estão sub-representadas.

 


Ao final houve a entrega de Certificados e momento de entrosamento entre os participantes.