Publicação: 30/03/2022

 

 

Live Nacional de Mulheres Trabalhadoras

encerra o Março Mulher

 


Nesta quarta-feira (30), a Confederação Nacional dos trabalhadores na Indústria (CNTI) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) realizaram a “4ª LIVE NACIONAL DE MULHERES TRABALHADORAS – MARÇO MULHER”, com o tema: MULHERES NA POLÍTICA. ELAS PODEM. O PAÍS PRECISA.


A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi a convidada para falar sobre o tema o evento virtual encerrando a programação do Março Mulher. Em sua fala, a deputada esclareceu aos dirigentes sindicais o cenário perverso para as mulheres no Brasil. Mas mencionou também a luta feminina contra a violência doméstica, discriminação e busca de avanços sociais. Ressaltando a importância delas na história e na política.


“Quando atacam os direitos das mulheres, atacam a democracia. É uma questão estruturante, pauta integrativa da luta por democracia. A representação das mulheres no parlamento é muito baixa. Uma vergonha! O percentual é muito semelhante ao de mulheres no parlamento de países onde se usa burca, como se tivéssemos aqui as nossas burcas e mordaças invisibilizadas”, enfatizou.

 


“Para mulheres está destinado o espaço privado e para os homens o espaço público. Por isso, precisamos de políticas públicas que nos garantam mais espaços. A nossa batalha contra todas as formas de violência - a violência política, a violência institucional, a violência obstétrica - para que tenhamos uma sociedade com equidade de direitos ”, afirmou.


O evento, organizado pela Secretaria Nacional para assuntos da Mulher das entidades, ainda contou com as presenças do presidente da NCST, Professor Oswaldo, e da CNTI, Aprígio Guimarães, que falaram sobre o poder das mulheres na sociedade.

 


“Os homens não sabem a força das mulheres. O Brasil precisa de vocês na política. Do poder de realização, do trabalho feito com alma, das mulheres. Gostaria de homenagear a todas na figura de Sônia Zerino, Secretaria Nacional para Assuntos da Mulher da CNTI e NCST, figura combativa, exemplo a ser seguido”, elogiou Professor Oswaldo.

 


“Sônia, aniversariante do dia, merece todo nosso respeito pelo trabalho desempenhado. Algo que compartilhado com todas as mulheres que estão aqui por sua luta incansável em todos os setores. Vocês são admiráveis”, disse Aprígio Guimarães.

 


Sônia Zerino agradeceu a todos pela participação nas atividades do Março Mulher e pelas homenagens por seu aniversário: "Gostaria de agradecer a todos pelo apoio na luta e na realização desse evento. O movimento sindical é uma chama que não se apaga, mesmo diante das dificuldades financeiras que temos enfrentado, somos resistência. Estamos no ano eleitoral e nós mulheres temos um papel fundamental nesse processo, precisamos ter um governo que nos valorize e proporcione trabalho decente, escola e creches de tempo integral, saúde e comida na mesa para os nossos filhos. Sou muita grata a Deus por cada um de vocês e por tudo que construímos juntos e que com a nossa unidade podemos continuar avançando".