Publicação: 09/03/2022

 

 

Solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher promovida

pela Governadora do RN

 


A Secretaria para Assuntos da Mulher da CNTI e NCST Sônia Zerino participou na manhã desta terça feira 08 de março da solenidade alusiva ao Dia Internacional das Mulheres na Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado, em Natal-RN às 10h, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de apresentar as políticas públicas voltadas à equidade de gênero implementadas no Estado.


Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra reafirmou seu compromisso com o combate a todas as formas de agressão e desrespeito aos direitos sociais e individuais.” Destacou o simbolismo da data que é um marco histórico da luta feminina contra a discriminação e por igualdade. "Esta luta é histórica e deve continuar, para ampliar conquistas, combater preconceitos e promover a vida", disse. "Reduzimos a violência contra a mulher, mas não foi e não é fácil. A vida das mulheres importa e por isso criamos a Semjidh, já no início da gestão, com ampla representação da sociedade".

 


A chefe do Executivo acrescentou que "mais do que nunca devemos lutar por emprego, trabalho e renda direitos afetados pela política hoje no âmbito federal. Cada dia demonstramos mais o que somos capazes de fazer em um governo sério e comprometido.


Além de apresentar um balanço dos números e medidas de combate ao feminicídio, a governadora anunciou novos investimentos na rede de proteção e combate à violência contra a mulher. Um deles é a reativação do Ônibus Lilás. Equipado com duas salas fechadas, que garantem a privacidade dos atendimentos, a unidade móvel deve levar serviços psicossociais, jurídicos, emissão de documentos e orientações para mulheres de todo o estado.

 


Também foi lançada, na ocasião, campanha de conscientização, coordenada pela Semjidh com apoio da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), sobre a violência contra mulheres em bares, restaurantes, casas de show e similares. “Queremos envolver os diversos segmentos da sociedade e atuar em várias frentes para mostrar que a violência contra a mulher é da conta de todo mundo”, explicou a secretária Júlia Arruda, lembrando que a iniciativa é parte da regulamentação de uma lei (proposta pelo deputado Francisco do PT) que prevê medidas de proteção para as mulheres nesses estabelecimentos.


Encerrando o ato, a governadora assinou decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 10.799, de 18 de novembro de 2020, de autoria do então deputado Sandro Pimentel, e que veda a nomeação para cargos em comissão, no âmbito da Administração Estadual, de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha.

Fonte: RN News; defato.com