Publicação: 26/04/2022

 

 

FDIM ENCERRA XVII CONGRESSO DE MULHERES COM MARCHA CONTRA O IMPERIALISMO NAS RUAS DE CARACAS

 

Na última sexta-feira (29) foi o encerramento do XVII Congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres com o tema “Lutamos contra a desigualdade das mulheres no trabalho, na saúde, na proteção da maternidade, contra o capitalismo, que é a causa”, realizado em Caracas na Venezuela. A atividade contou com a participação de mulheres de 28 países dos cincos continentes, 59 organizações afiliadas. Com a pandemia assustando ainda em vários países muitas não puderam se fazerem presentes, por não conseguir embarcar, devido as exigências de comprovantes especifico de vacina da febre amarela e COVID.


Foi um Congresso vitorioso, animado e combativo. A Nossa delegação participou ativamente dos debates, trabalhamos unidas e travando o bom combate fortalecendo a FDIM. Dentro dos temas trabalhados vale ressaltar alguns pontos aprovados:


• Mantiveram 2 vices presidentes por continente;


• Aprovaram o aumento dos membros do Comitê de Direção de 9 participantes por continente para 12, proposto por União Brasileira de Mulheres - UBM e Confederação de Mulheres do Brasil - CMB. Uma grande conquista que demonstra compromisso e disposição de todas em crescer a FDIM, uma entidade de 77 anos que no Brasil a CMB presidiu por 16 anos, 3 mandatos consecutivos;


• Avançamos bastante na proposta de 3 vices presidentes por continente;


• Aprovamos a proposta nas Américas e aprovaremos no próximo Congresso;


• Aprovamos moção de solidariedade e apoio a Rússia; e


• Moção de Repúdio contra a Otan, contra a Carestia e todas as formas de violência no Brasil.


Aprovamos também, proposta da delegada da CMB, companheira Sônia Zerino que é também diretora da Mulher da Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria - CNTI e da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST.


• Realizar um Encontro Internacional de Mulheres Trabalhadoras, da FDIM junto ao Fórum Sindical Mundial – FSM; e


• Campanha Mundial por Salário Igual para Trabalho Igual.


Ao final foi realizada uma Marcha Contra o Imperialismo que levou as mulheres internacionalistas para as ruas de Caracas, numa vibrante demonstração de garra e energia.