Publicação: 18/10/2023

 

 

Senado celebra 10 anos da Procuradoria Especial da Mulher

 


A Secretaria Nacional para Assuntos da Mulher da NCST e da CNTI , Sonia Zerino , participou na manhã desta terça-feira (17) da sessão especial para homenagear os 10 anos da Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul). A procuradora da Mulher, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), ganhou uma homenagem especial, junto às senadoras que a antecederam no posto. Elas receberam um diploma da ProMul e inauguraram a Galeria de Procuradoras Especiais da Mulher. A sessão contou a presença de convidados e autoridades dos Três poderes.

 


A Procuradoria Especial da Mulher do Senado foi criada pela Resolução nº 9, de 25 de março de 2013, do senador Renan Calheiros, presidente da Casa. No dia 2 de outubro de 2013, sua primeira sede foi inaugurada, sob o comando da primeira procuradora Especial da Mulher, a senadora Vanessa Grazziotin (AM), que representou o estado do Amazonas entre 2011 e 2013.

 


Eleita e reeleita para o cargo, a senadora Vanessa Grazziotin foi procuradora da Mulher até o fim de 2018. A senadora Rose de Freitas (ES) a sucedeu em 2019 e cumpriu o mandato sob a difícil condição da pandemia até 2021, quando foi sucedida pela senadora Leila Barros (DF). Em março de 2023, a senadora Zenaide Maia assumiu a procuradoria, em mandato que vai até 2025.