Publicação: 11/07/2023
II Fórum Interconselhos debate o PPA Participativo
Nos dias 10/07 e 11/07, o II Fórum Interconselhos reuniu representantes dos conselhos nacionais e da sociedade civil para debater e avaliar a construção do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. O encontro ocorreu no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF).
O Secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República (SG/PR), Renato Simões, deu abertura ao evento e explicou que os objetivos do II Fórum Interconselhos são apresentar e debater a devolutiva da dimensão estratégica do PPA Participativo, bem como analisar as propostas votadas na Plataforma Digital e os programas dos ministérios que integram o PPA.
Inicialmente, a secretária retomou alguns esclarecimentos sobre a estrutura do PPA, que é organizada de forma sistemática. Segundo Raquel Mesquita, a dimensão estratégica é a camada de topo, ou seja, para onde aponta os desejos, intenções e planos maiores de governo para os próximos 4 anos. “Hoje, a gente tem aproximadamente mais de 906 mil votos tanto nas propostas de governo que estão na plataforma, quanto nas propostas que os outros cidadãos criaram. Em termos de conteúdo, temos uma visão de futuro, três eixos estratégicos, 12 diretrizes estratégicas, 36 objetivos estratégicos e mais 45 indicadores estratégicos. Além de 89 programas, 490 objetivos específicos com indicadores de resultado e 1.942 entregas com indicadores e metas”, afirmou.
Ela explicou que o PPA possui cinco agendas transversais, que são temas que perpassam todas as políticas públicas, entre elas, pautas das mulheres, dos povos indígenas, da igualdade racial, da criança e do adolescente, e a agenda verde. A porta-voz afirmou que o PPA possui quatro agendas prioritárias estabelecidas pela Casa Civil, como a agenda do novo PAC, combate à fome, enfrentamento às mudanças climáticas e neoindustrialização.
A Secretária para Assuntos do trabalho da Mulher, da Juventude e do Idoso da CNTI e Secretária Nacional da Mulher da NCST, Sra. Sônia Zerino participou compondo a representação do Conselho Nacional de Direitos das Mulheres – CNDM, nos dois dias de trabalho do II Fórum de Interconselhos, no grupo 07 que tratou das propostas referentes ao Ministério das Mulheres, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério do Trabalho e Emprego.
|