Publicação: 27/06/2025

 

 

Rumo a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a CNTI realiza Conferência Livre com Mulheres Sindicalistas da Região Sudeste

 


Igualdade no mundo do trabalho, Autonomia Econômica e a Política de Cuidados estiveram no centro das discursões durante a Conferência Livre de Mulheres Industriárias do Plano da CNTI - Região Sudeste, realizada na última quarta-feira, 25 de junho na plataforma ZOOM.


A atividade é uma das etapas da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, organizada pelo governo federal que ocorrerá de 29 de setembro a 1º de outubro do correte ano. O tema Central da V Conferência Nacional de Políticas para Mulheres é “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.


A Secretária para Assuntos do Trabalho da Mulher, Juventude e Idoso da CNTI, Sonia Zerino, abriu a Conferência Livre Temática, saudando a todos(as) participantes, destacando a relevância da Conferência Livre, que debateu a Igualdade Salarial, Autonomia Econômica e a Política de Cuidados. Em seguida, passou a palavra para o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI, Dr. José Reginaldo, que saudou todas as companheiras sindicalistas e as palestrantes convidadas, enfatizando a importância do debate da Igualdade no Mundo do Trabalho, redução da jornada sem redução de salário e o fim da escala 6x1, que alivia a sobrecarga de trabalho e permite maior tempo para descanso e convívio famíliar, melhorando a qualidade de vida de trabalhadores(as), e desejou boa conferência a todas.


Em seguida, foi feita a leitura do regimento da Conferência Livre, explicando as regras, e os critérios de participação.


Dando continuidade a programação foram realizadas duas palestras, a primeira com a Dra. Adriana Marcolino, Diretora Técnica do DIEESE, com o tema: Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica, e a segunda com a Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério da Mulher, Rosane Silva, com o tema: Política Nacional de Cuidados, que trouxeram contribuições significativas para os debates e aperfeiçoamento das propostas e suas aprovações.


Foram apresentadas várias propostas e aprovadas pelas companheiras sindicalistas, 15 propostas relacionadas ao mundo do trabalho e a defesa dos direitos. Das quais foram votadas 3 de maior consenso, que de acordo com regimento serão enviadas a plataforma Brasil Participativo.


A Conferência Livre de Mulheres Trabalhadoras Industriárias da CNTI - Região Sudeste, elegeu duas representantes delegadas titulares: Luci Parmejani da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Textil do Estado de São Paulo e Demize do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo - Rio de Janeiro, e duas representantes delegadas suplentes, Renata do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Estado de São Paulo e Ariadi Gabriela do Sindicato dos Trabalhadores Textil de Taubaté - São Paulo.


Confira algumas das propostas aprovadas na Conferência