Publicação: 20/06/2017

 

 

Sindicalistas participam de curso sobre

Gênero e Negociação Coletiva

 


Nos dias 20 e 21 de junho as mulheres trabalhadoras nas indústrias de Santa Catarina participam de um curso com atividades de Negociação Coletiva e Igualdade de Oportunidades realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) em parceria com o Departamento Intersindical Estatística Estudos Sócio Econômico (Dieese). O curso ainda recebe o prestígio da Federação Interestadual dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (Fetiep) com os trabalhadores e o Presidente Genoir José dos Santos.


O curso é ministrado pela Economista e Supervisora Técnica do Escritório Regional do Dieese na Bahia, Ana Georgina da Silva Dias e Laura Tereza Benevides, responsável pelas Pesquisas Sindicais do Dieese em São Paulo. Este curso é resultado de uma demanda das trabalhadoras industriárias que participaram dos Encontros Nacionais das Mulheres Trabalhadoras da CNTI em Brasília. O Secretário da 2ª Região Sul da CNTI Idemar Antonio Martini reforça a importância do debate sobre gênero no movimento sindical “É importante e necessário o debate sobre gênero no movimento sindical e em todos os outros âmbitos. As mulheres recebem salários 30% menores que os homens nos mesmos cargos e não existe justificativa para isso“ e completa “este curso mostra que é possível conquistar melhorias para as mulheres no mercado de trabalho levando em consideração as cláusulas das negociações coletivas e a inserção da mulher nos espaços de poder”.

 


O debate é feito com homens e mulheres uma vez que a maioria das posições de liderança é ocupada por homens que participam das negociações salariais e de cláusulas sociais, isso faz com que muitas questões relacionadas às mulheres e que as afetam diretamente são discutidas e negociadas com baixa participação ou sem a presença feminina. Os participantes construíram uma pauta de negociação com enfoque na igualdade de oportunidades, além disso aprenderam mais sobre negociação coletiva, seus momentos e argumentações.

 

 

 

Fonte: Fetiesc

 


 

 

Imprimir