Publicação: 26/01/2019

 

 

 

NOTA: Nova Central e CNTI se solidarizam com familiares das vítimas de Brumadinho/MG

 

 

 

José Calixto Ramos, presidente de ambas entidades, cobra das autoridades soluções permanentes

para que tragédias dessas dimensões não se repitam.


Companheiros e companheiras,


É com grande pesar que tomamos conhecimento da fatídica tragédia que acometeu milhares de famílias, nesta sexta-feira (25), no Município de Brumadinho/MG. Consideramos inconcebível que uma nova tragédia de proporções incalculáveis possa se repetir após o ocorrido em Mariana/MG, em novembro de 2015. A repetição inexplicável desse erro trágico, em um intervalo de apenas três anos, coloca em xeque incontáveis argumentos favoráveis à privatização que, antes, ao longo de muitos anos sob controle estatal, jamais se observou circunstâncias do tipo.


A Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI, se solidarizam com todos os habitantes de Brumadinho que, diante da negligência de quem deveria zelar pela sustentabilidade e segurança de um sistema que já se demonstrou vulnerável, hoje chora a perda de familiares e do patrimônio familiar acumulado ao longo de muitos anos de trabalho e sacrifícios financeiros.


Exigimos das autoridades providências que, de fato, intimidem a repetição de situações semelhantes. A impunidade financeira e penal, na nossa avaliação, serve como prêmio para que tragédias similares se repitam. Precisamos criar instrumentos eficazes que inibam a sucessão inexplicável de erros grotescos, que resultam em mortes, prejuízos econômicos, ambientais e patrimoniais.


Aguardamos respostas rápidas e eficazes às necessidades e expectativas das milhares de famílias desoladas pelo ocorrido.


José Calixto Ramos

Presidente da NCST e da CNTI

 

 

Fonte: NCST

 


 

 

Imprimir