Publicação: 27/08/2021

 

 

 

Live CNTI e Federações - Práticas antissindicais

 


A CNTI - Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria realizou nesta quinta-feira (26/07) mais uma Live unificada com suas federações filiadas. O tema em questão foi “Práticas Antissindicais” ministrada pelo Dr. Ronaldo Lima dos Santos (Procurador do Ministério Público do Trabalho e Coordenador da Conalis), que além de conceituar legalmente as condutas antissindicais, trouxe para as lideranças presentes uma série de ações que as caracterizam, que vão desde atos dos setores patronais incluindo ai o próprio Estado, seja como Empregador ou através de ações do Legislativo, Executivo e até do próprio Judiciário, e, que infelizmente também são praticadas pelo sindicalismo.


Ressaltou também que as legislações tais como a Lei n. 13467/2017 é um exemplo flagrante de prática antissindical, em que em seu bojo sem discussão com a sociedade, principalmente com a classe trabalhadora e suas representações, a qual intensificou ainda mais a divisão pela base e a fragmentação operária.

 


Outro tema debatido foi a “autonomia assemblear” que foi comprometida, pois suas deliberações passaram a não serem cumpridas, provocando óbices explícitos para a manutenção da estrutura sindical, deixando claro o quanto o Estado interfere nas ações e atividades sindicais, escancarando as condutas antisindicais, que cabe ao Movimento Sindical combater. Durante sua exposição, o Dr. Ronaldo Lima também orientou quanto as denuncias dessas ações que poderão ser encaminhas ao MPT através de suas unidades em cada Estado da Federação.