Publicação: 30/03/2023

 

 

Dirigentes participam de curso de qualificação promovida pelo Sindicato dos Sapateiros

 


Preocupados em intensificar sua atuação em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do setor calçadista de Parobé, os integrantes da diretoria do Sindicato dos Sapateiros do município estiveram imersos em um curso de qualificação no último final de semana.


A capacitação gratuita contou com a presença de painelistas que abordaram diferentes assuntos relevantes para o cenário atual do mundo do trabalho. No sábado (25), os dirigentes acompanharam o painel apresentado pelo professor de história Daniel Leiria, fazendo uma contextualização da história e política do movimento sindical no Brasil.


No período da tarde, foram abordadas as principais transições do movimento sindical com o cientista social, eletricitário, secretário de educação da CNTI e diretor nacional na Nova Central dos Trabalhadores (NCST), José Reginaldo Inácio. “Este é um momento de construção de uma nova etapa para o movimento sindical no Brasil. Isto significa estar preparado para uma nova transição que exige mais experiência e maior aprendizado para representar a classe trabalhadora”, afirmou.


O advogado especialista em direito do trabalho, Eduardo Franceschetti, palestrou sobre a importância do diálogo e da proximidade entre os sindicatos e os trabalhadores na indústria durante as negociações coletivas.


Já no domingo (26), o Serviço Social da Indústria (SESI) ofereceu um painel sobre os cuidados com a saúde mental, enquanto o encerramento da qualificação ficou por conta da professora Carla Gallo falando sobre liderança com protagonismo e propósito.


Segundo o presidente do Sindicato dos Sapateiros, João Pires, o objetivo do curso foi promover um espaço de discussões e aprendizado para quem representa a categoria. “Nós estamos sempre empenhados em aprender cada vez mais e, para além disso, oferecer aos nossos dirigentes todo o conhecimento necessário para ampliar nossa atuação diária”, explicou.

 

 

Fonte: Sindicato dos Sapateiros de Parobé