Publicação: 15/10/2025

 

 

CNTI e NCST participam da Etapa Estadual da II Conferência Nacional do Trabalho em Mato Grosso

 


O secretário da CNTI na Região Centro-Oeste, Ronei de Lima Zimmermann, representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) na Etapa Estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada nesta terça-feira (14), em Mato Grosso. O evento foi um importante espaço de diálogo voltado à construção de políticas públicas para o trabalho decente, a igualdade de oportunidades e a valorização dos trabalhadores, reunindo representantes de trabalhadores, governo e empregadores em um debate tripartite.

 


Entre os temas abordados, destacaram-se os desafios ainda presentes no estado, como o trabalho análogo à escravidão, que já resgatou mais de 600 trabalhadores em 2025, e o trabalho infantil, que afeta cerca de 50 mil crianças. Também foi enfatizada a necessidade de promover igualdade salarial entre homens e mulheres, já que elas recebem, em média, 75% do rendimento masculino e têm 20% menos participação no mercado de trabalho, segundo o superintendente do MTE/MT.

 


O encontro contou com a presença de representantes de diversas centrais sindicais, entre eles Carmem Silvia Machado (NCST), Antonio Wagner Oliveira e Lucimar Arruda (CSB), Ester Assalim (CUT), Roberto Denis Padilha, Dineia Souza Costa (Força Sindical) e Nara Teixeira de Souza (CTB).


A CNTI segue firme em sua missão de representar os trabalhadores da indústria com responsabilidade e comprometimento, atuando para garantir condições dignas, oportunidades equitativas e valorização profissional em todo o território nacional.