Publicação: 27/11/2025

 

 

CNTI participa de solenidade no Planalto que sanciona nova faixa de isenção do IR

 


A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), representada pelo presidente José Reginaldo e pela secretária para Assuntos de Trabalho da Mulher, Idoso e Juventude, Sônia Zerino, participou nesta quarta-feira (26) da solenidade no Palácio do Planalto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil. A medida, considerada uma das mais relevantes da agenda econômica de 2025, também define descontos para rendimentos de até R$ 7.350. As novas regras já valem para a declaração do próximo ano.

 


O evento reuniu autoridades governamentais, lideranças sindicais, representantes de entidades de trabalhadores e parlamentares, destacando o caráter amplo e participativo da iniciativa. A presença da CNTI reforçou o compromisso da entidade com pautas que impactam diretamente a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria em todo o país.


A atualização na política de tributação sobre a renda representa um avanço significativo para o poder de compra da população e para o estímulo ao consumo, além de incentivar a formalização no mercado de trabalho. Ao todo, a mudança deve beneficiar cerca de 15 milhões de brasileiros — sendo que 10 milhões deixarão de pagar o imposto e outros 5 milhões terão redução no valor devido.