Publicação: 27/02/2025


 

CNTI se reúne com lideranças sindicais e representantes do DIEESE para debater se há transição justa para o trabalhador do setor extrativo carbonífero e de energia decorrente

 


Participaram da reunião, José Reginaldo Inácio (CNTI), Genoir José dos Santos (Foquinha) (FITI Extração do Carvão do Sul do País, RS, SC. e PR), Leonor José RAMPINELLI (Sindicato dos Mineiros de Siderópolis), Reginaldo Honório Izidoro (Sindicato dos Mineiros de Criciúma e Regiões), Luiz Antonio Barbosa (Sindicato dos Trabalhadores de Energia Elétrica do Sul de Santa Catarina), Ademir Delfino Antunes (Sindicato dos Mineiros de Lauro Müller) e pelo DIEESE, Renata Belzunces e Nelson de Chueri Karam.


Na reunião se discutiu a transição energética no Brasil, com foco nas regiões carboníferas e nos desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor, incluindo a necessidade de uma transição justa e inclusiva para quem trabalha e/ou depende do trabalho para viver nestes territórios abrangidos pela extração mineral do carvão. Os participantes debateram a importância de o Governo Federal se reunir e envolver sindicatos e trabalhadores nas discussões sobre políticas energéticas e ambientais, bem como a necessidade de equilibrar desenvolvimento econômico, sociolaboral e ambiental a partir de medidas governamentais. Foram propostas ações para fortalecer a representação dos trabalhadores em fóruns de discussão e na preparação para eventos como a COP30, além de destacar a importância de expandir a coalizão de sindicatos para incluir diversos setores afetados pela transição energética.