SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 23/03/2016

 

 

NCST e CNTI participam da 60ª CSW da ONU Mulher em Nova York

A Secretária Nacional para Assuntos da Mulher Sônia Maria Zerino da NCST participou na 60ª CSW da ONU Mulher, que aconteceu em Nova York (EUA) compondo delegação oficial do Brasil. O evento debateu a relação entre o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável das sociedades, o embaixador Antônio Patriota foi que presidiu os trabalhos pelo Brasil nesta edição. Esta foi à primeira sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (CSW), após a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no ano passado, cujo tema principal foi o empoderamento da mulher e sua ligação com o desenvolvimento sustentável.


O embaixador Patriota afirmou que, “nenhum país, por mais desenvolvido (que seja), alcançou a igualdade de gênero plena; isto é um lembrete do desafio universal que enfrentamos ao promover a igualdade de gênero”. Os encontros e discussões da Comissão vão rever os avanços até o momento para alcançar a igualdade de gênero e enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas.


Nesta edição, o encontro promoveu mais de 400 atividades em Nova York para debater a participação das mulheres na busca pelo desenvolvimento sustentável. Até o momento, mais de 90 países prometeram medidas concretas para promover a inclusão econômica das mulheres, protegê-las de violações e prestar apoio em casos de crises, como o atual surto do vírus zika e fenômenos climáticos extremos.


A representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM Brasil no ato representada por Tatau Godinho falou sobre "Eliminação e Prevenção de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres e Meninas”, lembrou que, nos últimos anos, as mulheres brasileiras elevaram a sua participação no mercado de trabalho, aumentaram a escolaridade, entraram em distintas carreiras e profissões e têm buscado ser protagonistas nos mais variados campos. “Mas essas ações não foram capazes de inibir de modo suficiente à violência sexista, machista e doméstica contra as mulheres. Por isso, o governo brasileiro colocou como uma das suas prioridades políticas, o enfrentamento à violência contra as mulheres”.


Nossa participação mais ativa foi durante
O SEMINÁRIO INTERNACIONAL "MULHERES TRANSFORMANDO O MUNDO PELO DIREITO AO TRABALHO COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, IGUALDADE DE SALÁRIOS, SOLIDARIEDADE E PAZ COM JUSTIÇA", realizado pela Federação Democrática Internacional de Mulheres – FDIM.


O Seminário foi presidido pela companheira cubana, coordenadora da Oficina Regional da FDIM das Américas e membro do Comitê de Direção da FDIM Alicia Campos Perez, e co-coordenado pela americana Berta Ceci do Iacenter, que homenageou a companheira americana Vinnie Burrows é representante oficial da FDIM na ONU, nos setenta anos da FDIM. A homenagem foi entregue pela vice-presidente África da FDIM, a angolana Luzia Ingá.


Estiveram presentes cerca de uma centena de representantes de vinte países: Brasil, Cuba, El Salvador, México, Moçambique, Angola, Congo, Sudão, Nova Zelândia, África do Sul, EUA, Palestina, Belice, Nepal, Canadá, Kenya, Nigéria, Argélia, Cabo Verde e Grécia.


Ressalto a importância da participação das companheiras da África, dos Países Árabes, da Europa, das Américas, da Ásia.


A representante da NCST/CNTI, Sônia Zerino, contribuiu na atividade no painel "A Mulher no Trabalho e na Organização Sindical", foi um momento muito produtivo de troca de experiências com mulheres valorosas de vários países do mundo.
 


 

Acesse nosso facebook

 


Imprimir