SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicado em: 27/09/2019

 

 

História do Outubro Rosa


 

Em todo o mundo, o mês de outubro representa a campanha de conscientização da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa.

 

Sob a cor rosa, diversos monumentos e grandes construções são iluminados com a finalidade de despertar a importância do autoexame e informar sobre as grandes chances de vencer a doença quando detectada no início.

 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas alusivas ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno dessa nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

No Brasil a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP no ano de 2002.

 

 

 

 

Acesse nosso facebook

 

 

 

 


Imprimir