SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

Publicação: 04/11/2013

 

2º Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras

do Plano da CNTI é um sucesso

 

Realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no CTE- Centro de Treinamento Educacional da CNTI em Luziânia- GO reuniu mais de duzentas mulheres de todo o País. Os homens eram minoria, mas mesmo assim colaboraram muito com o evento que teve como objetivo capacitar e formar mulheres em sua ascensão no trabalho, na organização sindical, política e na sociedade.


A solenidade de abertura contou com a execução do hino nacional pela Orquestra Sinfônica “Reciclando Sons”, composta por jovens e liderada pela maestrina Rejane Pacheco. A mesa solene contou com a presença do Presidente da CNTI/NCST, José Calixto, Secretária para Assuntos de Trabalho da Mulher da CNTI/NCST, Sônia Maria Zerino, Secretário Geral da CNTI, Aprígio Guimarães, Secretário de Finanças da CNTI, José Francisco Filho, Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, representante das Secretarias Regionais da CNTI, Marivaldo Nazareno, Idemar Martini, Luiz Lopes, Nilton Teles, Ricardo Miranda, Cláudio de Jesus, Israel Torres, João Nadir, Dr. Abner Pereira Dutra Chefe do Centro Regional da Fundacentro - DF, Drª. Marta Freitas e a Sra. Mia Malafaia.


Em seu pronunciamento o Sr. José Calixto falou da satisfação em poder estar realizando o 2º Encontro Nacional voltado para as mulheres trabalhadoras brasileira do plano da CNTI, contribuindo para a construção da igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho. “Estamos fazendo uma pequena parte de tudo àquilo que deve ser feito pelo respeito nas relações de trabalho e igualdade de oportunidade. Declaro aberto o 2º Encontro Nacional de Mulheres trabalhadoras do Plano da CNTI”, disse o Sr. José Calixto.


“As mulheres trabalhadoras não se mostram indiferentes, estão sempre buscando novos conhecimentos. Desde a criação desta secretaria temos incentivado e apoiado a participação das mulheres na organização sindical e política na construção de um mundo mais justo e igualitário. Além do mercado de trabalho, o sistema educacional também vem incorporando, ao longo do tempo, as mulheres. Todo esse espaço tem sido conquistado pelas suas lutas, fazendo diminuir a distância entre homens e mulheres. Mas ainda existem desigualdades salariais, para trabalho de igual valor como também por outros fatores, tais como a revista íntima e o assédio moral e sexual", complementou a diretora da CNTI, Sônia Zerino.


Após a abertura solene foram abordados os seguintes temas: Saúde da Mulher no Trabalho, Combate a Violência Contra a Mulher e Tráfico de Pessoas, História do Sindicalismo e Participação Feminina, O Papel das Políticas Públicas na Promoção de Igualdade, A Mulher e a Previdência Social e Negociações coletivas e as cláusulas de gênero e raça.


O encontro ainda contou com as presenças da Dra. Olgamir Amancia Ferreira Secretária de Estado da Mulher do DF e a representante da Deputada Federal Jô Moraes (PCdoB - MG).


No encerramento das atividades do primeiro dia tivemos a noite cultural com a apresentação do Balé Flor do Cerrado, que misturou ritmos e cores a tradição do Nordeste brasileiro e encantou aos presentes um passeio ao "Brasil Junino”.


No segundo dia, seguiu-se a programação com palestras, trabalhos de grupo, a produção e aprovação do documento final “Carta Aberta de Luziânia” com as deliberações que norteará as ações da secretaria para as futuras atividades. Como também aprovação do Manifesto ao Estado Brasileiro: Executivo, Legislativo e Judiciário, tendo em vista a violência nas estradas.


No encerramento houve o espaço cultural, para escolha da Miss em três categorias, Simpatia, Terceira Idade e a Miss Mulher Industriária, foram escolhidas Miss Simpatia Luzia do STI Extrativa Barueri SP, Miss Terceira Idade Letícia da ASAPAVEST-MG e Miss Mulher Industriaria Elis Regina SINDECONFAB- Paraná.
 

"Manifesto ao Estado Brasileiro: Executivo, Legislativo e Judiciário"

 

Carta aberta de Luziânia

 

Fotos:

 

 

 

   

Plenária

Marta de Freitas

Tema: A Saúde da Mulher no Trabalho

Mia Malafáia

Tema: Combate a Violência contra a Mulher e Tráfico de Pessoas

Dr. Celso Amaral de Miranda Pimenta

Tema: A Mulher e a Previdência Social

Drª Olgamir Amancia Ferreira

Tema: O Papel das Políticas Públicas na Promoção da Igualdade

Dr. José Reginaldo Inácio - Sra. Lilian Arruda Marques

Tema: Negociações Coletivas - Cláusulas de Gênero e Raça

José Calixto Ramos

Tema: História do Sindicalismo e Participação Feminina

 

Sônia Maria Zerino

 

Balé Flor do Cerrado

 

   

Miss Industriária 2013

Elis Regina SINDECONFAB- Paraná

Miss Simpatia

Luzia do STI Extrativa Barueri SP

 

 

Miss 3ª Idade

Letícia da ASAPAVEST-MG

 

 

 Acesse a CNTI no facebook.

 

 


Imprimir