Publicação: 04/07/2025

 

 

Conferência Livre de Mulheres Trabalhadoras plano CNTI, Região SUL destaca desafios para Igualdade no Mundo do Trabalho

 


Com o tema "Igualdade no Mundo do trabalho, Autonomia Econômica e a Política do Cuidado” a CNTI realizou na manhã da última segunda-feira, dia 30 de junho do corrente, a segunda Conferência Livre, desta vez com mulheres sindicalistas da região SUL, de forma virtual pela plataforma ZOOM. O evento foi realizado em parceria com o DIEESE e Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política do Cuidado do Ministério das Mulheres. A atividade é uma das etapas para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que será realizada de 29 de setembro a 01 de outubro do corrente, em Brasília, sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.


A Secretária para Assuntos da Mulher da CNTI, Sonia Zerino, abriu atividade saudando a todas as mulheres trabalhadoras sindicalistas destacando a importância da unidade no movimento sindical. Precisamos avançar no debate da pauta de gênero no mundo do trabalho. Esse é um momento considerável para avançarmos, construindo e aprovando propostas que incidam diretamente para melhorias da vida e os direitos das mulheres trabalhadoras.


Em seguida passou a palavra ao presidente da Confederação, Dr. José Reginaldo, que iniciou sua fala dando boas-vindas a todas as participantes e as palestrantes convidadas. Sobre a temática da conferência, frisou a urgência em se observar as diferentes realidades das trabalhadoras brasileiras para que a igualdade seja efetivamente concreta. Ressaltou a importância do fim da escala 6X1 que agrava as desigualdades de gênero, já que as mulheres, historicamente, são as principais responsáveis pelos cuidados familiares. Conclamou as trabalhadoras para participarem do Plebiscito Popular 2025, respondendo essa grande consulta Popular Nacional, que está ouvindo a população sobre Trabalho, Justiça e Dignidade. E desejou bom trabalho a todas. Em seguida, o Secretário Geral Nelson Bornardi fez também sua saudação a todas as participantes desejando êxito na atividade.


Na sequência foi feita a leitura do Regimento das Conferências Livres que se encontra no Regimento Geral da 5ªCNPM dos art.17 ao art.22.


A programação seguiu após leitura do regimento com duas palestras, a primeira com a Dra. Camila Ikuta, assessora Técnica Sênior do DIEESE, com o tema: Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica, e a segunda com a Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério da Mulher, Rosane Silva, com o tema: Política Nacional de Cuidados, que trouxeram ricas contribuições grandes esclarecimentos para os debates, construção e aperfeiçoamento das propostas e suas aprovações.


Dados de 2024 apresentados durante as palestras mostraram que as mulheres ainda ganham 20,9% menos que os homens, índice que sobe para 52,5% no caso das mulheres negras. Também chamou atenção para a precarização do trabalho feminino, com milhões de mulheres fora do mercado formal por falta de creches e políticas públicas de cuidado. De acordo com estudos do DIEESE.


Durante os debates a maioria das sindicalistas destacaram os obstáculos à efetivação da Lei 14.611/2023, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres, setores empresariais resistem à aplicação da lei, e muitas empresas preferem pagar multas a corrigir desigualdades.

 


Foram construídas e apresentadas várias propostas, 13 foram aprovadas pelas sindicalistas, relacionadas ao mundo do trabalho e a defesa dos direitos. Das quais 03 foram escolhidas de maior consenso, que de acordo com regimento serão enviadas a plataforma Brasil Participativo.


A Conferência Livre de Mulheres Trabalhadoras Industriárias da CNTI - Região Sul, elegeu uma representante titular: Ivete de Fatima Vargas da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Textil do RS e uma representantes suplentes, Arlete Falkoski de Brito do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário de Santo Antônio da Patrulha -RS.

 

Veja os dados da Igualdade no Mundo do Trabalho

 

Confira algumas das propostas aprovadas na Conferência