![]() |
Blog - Notícias Anteriores - Junho 2024
Fonte: Agência Sindical
O Vermelho ouviu líderes sindicais e especialistas para interpretar os números e propor alternativas às entidades. Em comum, todos afirmam que o encolhimento na sindicalização se deve a múltiplas causas. “A principal é a combinação de estagnação econômica de um lado e a precarização do trabalho de outro”, diz Nivaldo Santana, secretário Sindical do PCdoB e dirigente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Marcos Verlaine, analista político do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), é outro especialista a associar a crise sindical à reforma trabalhista. “Não é mera coincidência que os índices tenham caído exatamente no período de vigência dessa contrarreforma, que desregulamentou direitos e regulamentou restrições nas relações de trabalho”, afirma.
Os sindicalistas concordam que mudanças econômicas são essenciais para frear a crise. “Só com crescimento do emprego formal com registro em carteira é que criaremos as condições para maior organização sindical”, resume Juruna. A seu ver, sindicatos, federações, confederações e centrais devem promover uma “campanha nacional de sindicalização”, com ações nos locais de trabalho e divulgação na grande mídia. “Poderíamos diluir o custo disso entre os participantes.”
Fonte: Portal Vermelho
Presidente defende que setores privados devem dar contrapartida
Fonte: Agência Brasil
Estudo encomendado pela presidência brasileira do G20 ao economista francês Gabriel Zucman sustenta imposto global de 2% nos super-ricos para reduzir desigualdades sociais
De acordo com o estudo, a taxa de crescimento da riqueza dos bilionários foi de 7,5% (média) nos últimos quarenta anos, enquanto a tributação dessa riqueza de apenas 0,3%.
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Diap
As centrais sindicais têm mantido diálogo permanente com o governo e ministérios, setor empresarial e as representações sindicais e o Legislativo e as lideranças para construir proposta consensual, condição indispensável para aprovação no Congresso Nacional.
Dentre os avanços da Mesa Nacional de Negociação Permanente, destaque-se:
Além do avanço da livre negociação entre os sindicatos e as estatais para determinar benefícios e direitos nos acordos coletivos, reconhecendo a autonomia gerencial das empresas estatais e observando a exposição de riscos das empresas, a medida retirou o que era considerado o pior aspecto da resolução: o limite de 50% imposto às empresas no custeio dos planos de saúde dos empregados.
Fonte: Diap
Lula também refutou qualquer possibilidade de alteração no piso mínimo para investimentos em educação e saúde. “Se você quiser investir na educação, não tem jeito: tem que contratar professor, funcionário, fazer mais laboratórios e salas de aula. Nós vamos continuar investindo em educação e em saúde”, disse o petista.
Fonte: InfoMoney
Em junho, o grupo de despesas alimentação e bebidas foi o que teve o maior impacto no IPCA-15, com inflação de 0,98%. Os itens que mais contribuíram para a alta de preços foram batata inglesa (24,18%), leite longa vida (8,84%), arroz (4,20%) e tomate (6,32%).
Fonte: Agência Brasil
O artigo 114, parágrafo 2º, da Constituição Federal estabelece que, quando uma das partes se recusa a participar de negociação ou arbitragem, elas podem, de comum acordo, ajuizar o dissídio coletivo de natureza econômica - que visa, entre outros aspectos, definir reajustes salariais. A expressão “de comum acordo” foi introduzida pela Emenda Constitucional 45/2004 (Reforma do Judiciário). Até então, não havia essa exigência.
A questão de direito a ser discutida é a seguinte:
Processo: IRDR-1000907-30.2023.5.00.0000 Fonte: TST
- Aprovação da Lei 14.611/2023 que trata da igualdade
salarial entre mulheres e homens nos locais de
trabalho.
Fonte: Rádio Peão Brasil
Em nota, o INSS informou que a Dataprev, órgão que desenvolveu a solução tecnológica do Suibe, detectou um aumento no fluxo de pedidos de informações ao sistema. As senhas externas foram suspensas imediatamente, e o governo criou um protocolo para a concessão de acessos por outros órgãos federais. O acesso externo agora exigirá certificado digital e criptografia.
Com informações da Agência Brasil Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Brasil247
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Rádio Peão Brasil
por Nivaldo Santana*
* Secretário Sindical do PCdoB e secretário de Relações Internacionais da CTB Fonte: Portal Vermelho
Um ano após a adoção da Convenção 190 sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho, os países que ratificaram ficam legalmente vinculados às disposições do tratado.
O tratado inclui pela primeira vez uma definição internacional de violência e assédio no mundo do trabalho, incluindo a que envolve questões de gênero.
Fonte: Onu News
MARIA MAENO (médica, com atuação em saúde coletiva e do trabalhador, é pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho).
ISABEL PERES (fundadora e militante da Ação dos
Cristãos para Abolição da Tortura); CLODESMIDT RIANI (Ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e do Comando Geral dos Trabalhadores – CGT, participou da greve geral de 1953 e da luta pelo abono salarial, em 1962);
SERVIÇO: DIA DA LUTA OPERÁRIA Ato político e homenagens DATA: 9 DE JULHO de 2024 – Terça-Feira HORA: a partir das 9 horas LOCAL: Casarão do Sindicato dos Padeiros de São Paulo ENDEREÇO: Rua Major Diogo, 285, Bela Vista Fonte: Rádio Peão Brasil
Fonte: Rede Brasil Atual
Matéria completa: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/40445-em-2023 -numero-de-sindicalizados-cai-para-8-4-milhoes-o-menor-desde-2012
Fonte: IBGE
A maior diferença salarial foi registrada no grupo de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados. Os homens ganharam, em média, R$ 10.469,21. E as mulheres, R$ 6.205,02. Um salário 68,7% menor que o deles.
Fonte: Rede Brasil Atual
O grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) promove mais duas audiências públicas na próxima terça-feira (25).
Grupo de trabalho O grupo discute o Projeto de Lei Complementar 68/24, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).
Fonte: Agência Câmara
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: Diap
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Brasil247
Taxa de juros real no Brasil está em torno de 6,79% ao ano
Fonte: Brasil247
Fonte: MTE
Fonte: Portal Vermelho
Antonieta Cassia Dorleto de Faria, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB Celina Arêas, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB Amanda Corsino, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional de Política para mulheres e gênero da força sindical Patrícia Andréia Carreteiro, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres Intersindical Nilza Pereira de Almeida- secretária geral da Intersindical-CCT Sonia Maria Zerino da Silva, Secretária Nacional para Assuntos da Mulher da NCST Maria Edna Medeiros, Secretária Nacional da Mulheres da UGT Fonte: Portal CTB
Outro alerta que ela fez foi quanto as cartas de oposição em série, estimuladas pelos empregadores, através de contabilistas, administradores e até mesmo advogados. “Todo e qualquer modelos de oposição precisam ser denunciados” e aconselhou a consulta a cartilha disponível, sobre atos antissindicais. Nos anos de 2024 e 2025, estamos atuando baseado nas decisões das assembleias. É prioridade da Conalis. O movimento patronal não pode negociar formas, valores e contas do que foi deliberado em assembleia sindical, ressaltou.
O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, considerou o encontro de extrema utilidade para a classe, ressaltando a maneira clara e simples da exposição da procuradora Priscila de Paula, agradecendo pela sua valiosa contribuição, muito elogiada por todos os participantes. Wilson fez um apanhado de todas as reivindicações feitas ao final do encontro e detalhou cada providência que será tomada daqui pra frente pela Confederação para cada vez mais melhor atender aos filiados.
Fonte: Imprensa Contratuh
A categoria reivindica reajuste salarial e discorda das propostas de reajuste já oferecidas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para 2025 e 2026, de 9% e 3,5%, respectivamente.
Fonte: InfoMoney
Na última ata da reunião do Copom, não havia indicativo de novo corte na taxa de juros. Membros do colegiado mostraram preocupação com as expectativas de inflação acima da meta “em meio a um cenário macroeconômico mais desafiador do que o previsto anteriormente”.
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Brasil247
Trata-se da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 39, do ex-deputado Arnaldo Jordy (Cidadania-PA), em tramitação desde 2011, que foi aprovada pela Câmara, em fevereiro de 2022. Encaminhada ao Senado, recebeu o número de PEC 3/22.
O PL (Projeto de Lei) 1.904/24, que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e outros 32 deputados, prevê pena muito mais dura à mulher que fizer o procedimento, hoje protegido por lei, do que para o estuprador.
No último dia 5, foi apresentado na CCJ da Câmara parecer favorável, do deputado Gilson Marques (Novo-SC), relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 18/11, que autoriza o trabalho em tempo parcial a partir dos 14 anos de idade. A proposta é do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR).
Apresentada há 11 anos na Câmara dos Deputados, a PEC 275/13, que transforma o STF (Supremo Tribunal Federal) em “Corte Constitucional” e aumenta o número de ministros do tribunal teve parecer pela admissibilidade apresentado na CCJ.
PL das ‘saidinhas’
A Câmara aprovou, em março, a proposta — PL 2.253/22
—, que restringe a saída temporária de presos — a
chamada “saidinha”. Segundo o texto aprovado pela
Casa, esse benefício seria concedido aos detentos em
regime semiaberto apenas se fosse para cursar
supletivo profissionalizante, ensino médio ou
superior.
Hoje, de acordo com os últimos dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais, o Brasil tem 118.328 presos em regime semiaberto, mas nem todos estão aptos à saída temporária. Para obter o “benefício”, o condenado precisa preencher requisitos estabelecidos na legislação, que serão analisados pelo juiz da execução penal.
A urgência para o PL 4.372/16 foi aprovada, na última quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados em votação simbólica, ou seja, quando os parlamentares não precisam registrar o voto no painel eletrônico.
Em votação dia 28 de maio, o Congresso manteve o veto — VET 46/21 — do então presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto — PL 2.462/91, na CD, e PL 2.108/21, no SF, Casa revisora —, que criminalizava a disseminação de notícias falsas para desacreditar o processo eleitoral.
Passou sem nenhuma repercussão negativa, em meio à insanidade que representa essa pauta bolsonarista, o PLP (Projeto de Lei Complementar) 459/17, do ex-senador tucano José Serra (SP), que securitiza a dívida pública. O texto foi chancelado com 384 votos favoráveis e apenas 59 contrários. E agora vai à sanção presidencial.
Marcos Verlaine, Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap Fonte: Diap
Além de metas de prevenção, o plano, que terá validade de dez anos – com atualização obrigatória a cada dois anos –, deve assegurar atenção humanizada à mulher que esteja em situação de violência. O plano deve contemplar medidas como: - disponibilização de dispositivo móvel de segurança que viabilize a proteção da integridade física da mulher; - expansão das delegacias de atendimento à mulher; - ampliação dos horários de atendimento dos institutos médico-legais e dos de atendimento à mulher em situação de violência; - monitoramento eletrônico do agressor; - reeducação e acompanhamento psicossocial do agressor; e - disciplina específica de enfrentamento da violência contra a mulher nos cursos regulares das instituições policiais. Fonte: Agência Câmara
Data: 18 de junho Horário: 10 horas Local: sede do Banco Central Endereço: Avenida Paulista, nº 1.804, São Paulo Fonte: Rádio Peão Brasil
Há, ainda, sobre a Mesa Diretora do Senado, requerimento apresentado, nesta sexta-feira (14), pelo senador Jaques Wagner para que os projetos de lei — PL 2.830/19 e 2.099/23 — tramitem conjuntamente.
Fonte: Diap
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Brasil247
Em agosto de 2020, o Supremo considerou constitucional a incidência de contribuição social sobre o terço, fixando tese para uniformizar a jurisprudência até então oscilante sobre o tema.
RE 1.072.485 Fonte: Consultor Jurídico
Fonte: Brasil247
As centrais sindicais expressaram preocupação com o impacto do projeto para esses trabalhadores e de possíveis retrocessos no exame do PL.
Também na reunião, as centrais destacaram as constantes ameaças que o movimento sindical vem sofrendo, referindo-se ao relatório do senador Rogério Marinho (PL-RN), que veta a taxa ou contribuição assistencial, paga pelo trabalhador por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Sobre o tema há 2 projetos de lei — PL 2.830/19 e 2.099/23 — o primeiro teve parecer do relator, Rogério Marinho aprovado na CCJ, na semana passada, contra a taxa assistencial.
Os representantes das centrais sindicais também estiveram, na última terça-feira (11), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar também da pauta sindical no Legislativo, em particular na Casa.
Fonte: Diap
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Folha de São Paulo
O ministro também destacou que, segundo a OIT, entre 2012 e 2019, a variação percentual do salário médio por profissão no setor financeiro brasileiro foi de 37% para gestores e apenas 1% para profissionais técnicos. Lembrou ainda que, no mesmo período, o número de trabalhadores formais no setor diminuiu 8%, ao mesmo tempo em que a informalidade aumentou 110%.
Fonte: TST
A ação foi proposta pelo partido Solidariedade contra as Leis 8.036/1990 e 8.177/1991, que passaram a prever a Taxa de Referência como índice para a correção dos saldos no fundo. Para o partido, a TR não é um índice de correção monetária, e a atual fórmula gera perdas aos trabalhadores, uma vez que os saldos não acompanham a inflação.
Prevaleceu no julgamento o voto médio do ministro Flávio Dino, que foi acompanhado pelo ministro Luiz Fux e pela ministra Cármen Lúcia. O voto médio foi necessário porque três correntes de votos foram registradas.
Os ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram pela manutenção da regra atual, ou seja, julgando improcedente a ADI. Segundo Zanin, não cabe ao Judiciário afastar o critério de correção monetária escolhido pelo legislador com base em razões de ordem econômica e monetária. Nesse sentido, o ministro Gilmar Mendes acrescentou que uma mudança no sistema de correção deve ficar a cargo do Comitê Gestor do FGTS ou das esferas políticas incumbidas de fazer uma articulação nesse sensível instrumento institucional que é o FGTS.
Para os ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Nunes Marques e Edson Fachin, os depósitos não podem ser corrigidos em índices inferiores ao da poupança. Para o presidente do Supremo, como os níveis de segurança do FGTS são semelhantes aos da caderneta de poupança, mas com liquidez inferior, a utilização da TR para recuperar perdas inflacionárias não é razoável. Fonte: STF
Em 2023, 56% das greves encerraram-se no mesmo dia em que foram deflagradas. Entre as mobilizações que mais se alongaram, 12% duraram mais de 10 dias.
O estudo aponta ainda as greves de advertência, mobilizações que têm como plano o anúncio antecipado de seu tempo de duração. Elas costumam alongar-se em intervalos que vão de algumas horas (atrasos no início da jornada) a alguns dias.
Para cada greve, o conjunto das reivindicações dos trabalhadores foi examinado e classificado de acordo com o caráter que apresenta.
De acordo com o levantamento do Dieese, itens de caráter defensivo estiveram presentes na pauta de reivindicações de 78% das greves, sendo que mais da metade (52%) referia-se à denúncia de descumprimento de direitos.
Fonte: Rádio Peão Brasil
A ministra disse que a etapa mais difícil do ajuste fiscal está começando, com a revisão de gastos. Ela própria admitiu que o espaço para medidas para aumentar a arrecadação está diminuindo. “Como o próprio ministro Haddad falou, não temos plano B em relação à desoneração. Isso significa que as novas fontes de receita estão se esgotando. O lado bom disso é que vamos ter de acelerar a esteira da revisão de gastos”, disse Tebet.
Embora o ministro Haddad tenha dito na terça-feira (11) que pretende propor mudanças no formato dos pisos constitucionais da saúde e da educação, Tebet afirmou que a limitação do crescimento dos limites a 2,5% de aumento acima da inflação por ano não está em discussão. “Ninguém está dizendo que vai limitar a 2,5%”, declarou.
Fonte: Agência Brasil
Apesar de não alcançar a alíquota desejada pelo setor, a retomada do imposto de importação para remessas de até US$ 50 do e-commerce internacional, estabelecendo uma taxa de 20%, deve beneficiar a produção nacional. Além disso, a manutenção da desoneração da folha de pagamentos para 2024 é considerada uma conquista importante.
Fonte: Portal IN
Aos jornalistas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que não tem um plano B para resolver o problema.
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Rádio Peão Brasil
Fonte: CTB
[Com informações da Agência Câmara de Notícias] Fonte: Brasil247
Fonte: Diap
Fonte: Agência Senado
Fonte: CNN Brasil
Fonte: NCST
O julgamento foi suspenso em novembro pelo ministro Cristiano Zanin após o governo pedir o adiamento da análise para buscar um consenso com as centrais sindicais.
Fonte: Estadao
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Senado
O TRT rejeitou a alegação de cerceamento de defesa, salientando que, no momento da dispensa da empregada, o sindicato já existia. Contudo, a argumentação da empregadora foi acolhida pela 6ª Turma do TST, que determinou o retorno do processo à vara do Trabalho para reabertura da audiência, com o depoimento da professora. Para o colegiado, se houver controvérsia acerca de fatos relevantes, o indeferimento caracteriza cerceamento de defesa, porque o depoimento poderia resultar em uma confissão ou esclarecer fatos. A professora, então, apresentou embargos à SDI-1, órgão responsável por uniformizar a jurisprudência das turmas do TST.
Em texto publicado em sua coluna na revista eletrônica Consultor Jurídico, o jurista e professor Lenio Streck sustentou que a decisão da SDI-1 do TST contraria a Constituição e o CPC, mais especificamente o seu artigo 385, que diz que “cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício”.
Com informações da assessoria de imprensa do TST. E-RRAg 1711-15.2017.5.06.0014 Fonte: Consultor Jurídico
Duas semanas O texto prevê que a licença-maternidade somente será contada após a alta da mãe ou de seu filho, o que ocorrer por último, desde que a internação ultrapasse 15 dias. Hoje a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452, de 1943) já prevê que pode haver aumento do período de repouso em até duas semanas, mediante atestado médico. Mas, quanto ao salário-maternidade, o substitutivo de Randolfe acabou com a exigência de prazo mínimo de internação.
Fonte: Agência Senado
Fonte: Diap
O presidente Lula retomou a valorização do mínimo, o que, na avaliação de Dantas, é plenamente legítimo, uma vez que foi uma de suas bandeiras de campanha. No entanto, segundo o presidente do TCU, é preciso questionar se a indexação dos benefícios previdenciários ao salário-mínimo não é um vetor de aumento da desigualdade no país.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Fonte: InfoMoney
*Com informações Agência Brasil Fonte: Portal Vermelho
- manter o vínculo formal dos empregados por, no mínimo, dois meses depois do pagamento do apoio financeiro;
- manter o valor equivalente à última remuneração
mensal nos dois meses de recebimento do apoio
financeiro e nos dois meses seguintes; e
Fonte: Agência Câmara
Além disso, a empresa não comprovou que fornecia equipamentos de proteção individual apropriados para lidar com essas substâncias.
Clique aqui para ler a decisão Processo 0000415-30.2022.5.09.0068 Fonte: Consultor Jurídico
Fonte: Diap
Marcelo lima, engenheiro ambiental, também palestrou para as mulheres e enalteceu a atuação das mulheres na preservação da natureza, para que todos os seres humanos busquem maior entendimento com as questões naturais. Fonte: NCST
Os interesses divergentes opõem os trabalhadores e os patrões e toda a ideologia dominante reveste como um manto este puro choque e, desde as escolas de sua formação, os operadores do direito são envolvidos pela aparente racionalidade da propriedade, do comando, do esforço individual e do mérito.
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Portal Vermelho
A proposta será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Fonte: Agência Câmara
Em maio deste ano, a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista homologou mais de 29 mil acordos e totalizou uma arrecadação de cerca de R$ 1,7 bilhão em todo o país. Nesse esforço concentrado, quase 89 mil audiências foram feitas, e mais de 400 mil pessoas foram atendidas em todas as unidades da federação.
Fonte: TST
Do outro lado do Congresso, agora na CCJ da Câmara, foi apresentado o parecer favorável do relator, deputado Gilson Marques (Novo-SC), à permissão do trabalho infantil, que representa a radicalização do neoliberalismo, no aspecto social.
“Pela Constituição Federal, atualmente, pessoas com idades entre 14 e 15 anos só podem trabalhar na condição de aprendizes. Já a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em sua Convenção 138, estabelece que a idade mínima para a admissão no emprego não fosse inferior ao fim da escolaridade obrigatória, nem inferior a 15 anos”, está escrito na matéria do DIAP, que, em certa medida, denuncia a proposta.
Fonte: Diap
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Estadao
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Senado
Com agências Fonte: Portal Vermelho
A reforma trabalhista aprovada em 2017 extinguiu o imposto sindical, que repassava aos sindicatos o valor equivalente a um dia de salário de cada empregado. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a cobrança de uma contribuição assistencial pelos sindicatos, inclusive dos trabalhadores não-filiados. Mas, segundo a Corte, deve ser assegurado ao trabalhador o direito de se opor, isto é, de se recusar a pagar.
Pelo texto aprovado, o trabalhador pode manifestar o direito de oposição ao sindicato por qualquer meio, incluindo e-mail e aplicativos de mensagens como o WhatsApp — desde que por escrito e com cópia para o empregador. O sindicato deve atestar que o direito foi exercido sempre que o trabalhador solicitar.
A emenda do senador Rogerio Marinho foi aprovada por 16 votos contra 9. O líder do Governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), votou contra a mudança. Para ele, a restrição à contribuição assistencial desequilibra a relação entre empregadores e trabalhadores.
Fonte: Agência Senado
Fonte: NCST
Fonte: Congresso em Foco
O recurso busca definir a legalidade da cobrança de tarifa bancária pela Caixa Econômica Federal em transações de valores provenientes da arrecadação de contribuição sindical. Na instância inicial, o acórdão estadual julgou improcedente o pedido que visava impedir a Caixa de cobrar essas tarifas.
Fonte: Migalhas
Os senadores vão analisar o projeto (PL 2.830/2019) que facilita o direito do trabalhador a se recusar a pagar a contribuição assistencial aos sindicatos. A proposta, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que também reduz o prazo de execução de dívida trabalhista, recebeu voto favorável do relator, o senador Rogério Marinho (PL-RN).
Fonte: Agência Senado
A tese foi fixada no Recurso Extraordinário (RE) 646104, apresentado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Tipo Artesanal do Estado de São Paulo (Simpi), e tem repercussão geral (Tema 488), ou seja, deve ser aplicada em casos semelhantes pelo país.
Fonte: STF
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Senado
Fonte: Brasil247
Pela ótica da produção, os destaques foram os Serviços (+1,4%) e a Agropecuária (+11,3%), enquanto a Indústria ficou praticamente estável (-0,1%).
Fonte: InfoMoney
Desde 2012, os governos deixaram de investir 35,5% dos recursos destinados ao programa.
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Diap
Fonte: NCST
Fonte: Rádio Peão Brasil
Neste ano, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao STF uma proposta para destravar o julgamento do caso. A sugestão foi construída após consulta a centrais sindicais e outros órgãos envolvidos na causa.
O caso começou a ser julgado pelo Supremo a partir de uma ação protocolada em 2014 pelo partido Solidariedade. A legenda sustenta que a correção pela TR, com rendimento próximo de zero, por ano, não remunera adequadamente os correntistas, perdendo para a inflação real.
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Consultor Jurídico
Ao se manifestar sobre a repercussão geral, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, destacou que há, até o momento, 82 casos semelhantes que questionam a mudança feita pela Reforma da Previdência, o que demonstra a relevância do debate. Ressaltou, ainda, a natureza constitucional da controvérsia e sua relevância, sob os pontos de vista econômico, político, social e jurídico.
RE 1469150 Fonte: Consultor Jurídico
As Centrais sindicais NCST, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública convocam todos os companheiros e companheiros das entidades para PLENÁRIA VIRTUAL NACIONAL DAS CENTRAIS, que acontece na próxima terça-feira (4), às 14h.
Preparando a mobilização para as agendas de junho (PL dos Aplicativos e Mesas de Negociação) Data: 04 de junho de 2024 (terça-feira) Hora: 14h (horário de Brasília) Link de acesso: https://cut-org-br.zoom.us/meeting/register/tZIkdOysrjosHt29Kb5Po-jD8e6XG6wSb_Fb ID: 869 3540 1649 Senha: 476061 Fonte: NCST
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: INSS
O salário médio de admissão foi R$ 2.126,16. Comparado ao mês anterior, houve aumento real de R$ 36,96, uma variação positiva de 1,77%.
Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego no mês passado. No Sudeste, foram 126.411 postos, variação positiva de 0,54% em relação a março. No Sul, foram 45.001 postos (0,53%); no Centro-Oeste, foram 24.408 postos (0,59%). O Nordeste somou 23.667 postos (0,31%); e o Norte, 15.745 postos (0,68%).
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Sindical
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Agência Câmara
|
![]() |