![]() |
Blog - Notícias Anteriores - Setembro 2022
Sergio Nobre, Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) Miguel Torres, Presidente da Força Sindical Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) Fonte: NCST
Fonte: Redação Mundo Sindical
Fonte: Diap
- Bolsonaro (PL): 34% - Ciro (PDT): 6% - Tebet (MDB): 5%
- Lula (PT): 50% (50% no levantamento anterior, em 22 de setembro) - Bolsonaro (PL): 36% (36% na pesquisa anterior) - Ciro (PDT): 6% - Tebet (MDB): 5%
52% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum; Lula é rejeitado por 39%
Fonte: Rádio Peão Brasil
A pesquisa Exame/Ideia mostra que Lula cresceu 12 pontos percentuais entre os eleitores do Sudeste, de 34% para 46%, enquanto Bolsonaro caiu de 46% para 43%. O cenário é considerado de empate técnico.
Fonte: Rede Brasil Atual
ADI 7.242 Fonte: Consultor Jurídico
Fonte: Brasil247
Corte na verba para a construção de cisternas, tão importantes para o acesso à água para muitas famílias, principalmente no Nordeste, também faz parte do orçamento previsto para 2023. Sem recursos para água, as famílias podem ficar sob risco de não ter acesso à água potável, como a produção agrícola pode ter a irrigação prejudicada. De um recurso de R$ 61.242.000, o repasse passaria a R$ 2.283.326 (corte de 96%) para a construção de cisternas para a produção de alimentos. Com informações Uol Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Brasil de Fato
Fonte: Brasil247
No portal Conjur
Caso Bolsonaro tenha novo mandato, diz Queiroz, as pautas punitivistas vão surgir com intensa força. Impulsionadas pelo crescimento da bancada da segurança e apoio do Centrão, as propostas têm altas chances de virar lei e causar “estrago muito grande”, segundo o analista.
Levantamento da consultoria Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais, publicado na coluna de Antônio Queiroz no site Congresso em Foco, aponta que o índice de renovação da Câmara pode ser inferior a 40%, o que seria a menor percentual desde a redemocratização.
Fonte: Diap
Fonte: Portal Vermelho
Clemente Ganz Lúcio* Para tal, é necessária estratégia de incremento virtuoso da produtividade, com projeto de país coetâneo à revolução tecnológica em curso, à expansão das energias renováveis, às mudanças locacionais do sistema produtivo globalizado, às missões e vetores próprios da nossa expansão econômica e ao fundamento do direito de todos ao trabalho digno.
(*) Sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais, consultor, ex-diretor técnico do Dieese (2004-2020). Fonte: Diap
Em um levantamento de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 51,3% contra 43,7% das intenções de votos. Brancos, nulos e não sabe ficaram com 5%.
- Lula (PT) — 47,1% - Ciro Gomes (PDT) — 28,8% - Branco/Nulo/Não sabe — 24,1%
Bolsonaro e Ciro - Bolsonaro (PL) — 41,8% - Ciro Gomes (PDT) — 40,6% - Branco/Nulo/Não sabe— 17,6%
Fonte: RevistaForum
Fonte: RevistaForum
Fonte: Brasil de Fato
Fonte: Agência Brasil
Caso seja eleito, o ex-presidente afirmou que fará um revogaço dos sigilos impostos por Bolsonaro. Lula lembrou que conseguiu provar as mentiras das acusações contra ele no âmbito da Lava Jato e lembrou que, por causa da perseguição contra o PT, 4,4 milhões de pessoas ficaram sem emprego, por causa da destruição da indústria naval e de petróleo e gás. Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Agência Sindical
Neste ano há também um recorde de candidatas que se declararam negras. São 1.706 com registros deferidos (18,47% de todas as candidaturas femininas). Haviam sido 1.086 em 2018 e 647 em 2014.
Fonte: InfoMoney
Fonte: Rede Brasil Atual
Com informações da Folha SP Fonte: Rádio Peão Brasil
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Agência Sindical
O petista dedicou parte de sua fala ao período em que esteve preso. “Era preciso desmascarar, e a gente só desmascara quando reage. Não só provei minha inocência, como provei a culpa do (Sergio) Moro e do (Deltan) Dallagnol”, afirmou. “O Moro fala que não. Ora, eu fui absolvido em 26 processos, duas vezes na ONU e na Suprema Corte. Agora, quem é que quer acreditar que eu não fui absolvido? Foram as pessoas que acreditaram nas mentiras do Moro e do Dallagnol, divulgadas pelo meios de comunicação intensamente.” Lula lembrou que “muita gente boa” já foi presa, como Nelson Mandela e Martin Luther King.
Ele reafirmou que vai anular os sigilos assim que assumir a Presidência da República. “Eu vou ganhar as eleições, vou tomar posse e vou acabar com o sigilo dele no primeiro mês. É simples assim. Bolsonaro precisa parar de ser garganta, de ser arrogante, e precisa saber que tem contas a prestar”, disse Lula, falando ainda sobre o chamado orçamento secreto. “Ele vai ter que explicar algumas coisas não pra mim, pra sociedade brasileira.”
Ainda na área econômica, o ex-presidente comentou sobre a inflação, cujo índice oficial recuou nos últimos meses. Mas ele observou que isso não é sentido pela população no dia a dia. “A inflação que vale para o trabalhador é o preço da comida”, afirmou. Ele aproveitou para criticar o governo por ter praticamente abolido os estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que ajudavam a manter os preços dos alimentos.
Fonte: Rede Brasil Atual
Segundo turno Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 54% das intenções de voto, ante 37% do atual ocupante do Palácio do Planalto.
Fonte: Brasil247
Fonte: Brasil247
Fonte: Consultor Jurídico
- Lula (PT): 47% Chance de vitória no primeiro turno A pesquisa Datafolha ainda indica que Lula mantém chances de vencer no primeiro turno, pois o ex-presidente tem 50% dos votos válidos enquanto Bolsonaro tem 35%. Os votos válidos são contabilizados com a exclusão dos brancos e nulos.
O Datafolha também fez simulações de 2º turno. Entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 54% contra 38% do candidato à reeleição.
Fonte: Portal Vermelho
Uma das medidas de flexibilização que facilitam a empregabilidade de mulheres é a que obriga os empregadores a priorizar nas vagas de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância empregadas com filho, enteado ou criança sob guarda judicial com até seis anos de idade ou com deficiência.
A nova lei prevê também novas regras para os 60 dias de prorrogação da licença maternidade nas empresas cidadãs. Segundo o texto, esses dois meses extras poderão ser compartilhados entre a empregada e o companheiro, desde que ambos trabalhem em uma empresa cidadã.
Também está prevista uma estabilidade de seis meses após o retorno da mulher ao trabalho. O prazo aprovado é maior do que a previsto na proposta original do governo, que era de três meses. Se a empresa demitir a trabalhadora antes do prazo, pagará multa de, no mínimo, 100% do valor da última remuneração.
Caso haja “vontade expressa dos empregados e empregadas”, a lei ainda prevê outras formas de flexibilização do regime de trabalho, como a compensação de jornada por meio de banco de horas, jornada de 12 horas trabalhadas por 36 horas ininterruptas de descanso, bem como horário de entrada e de saída flexíveis.
A nova lei cria o Selo Emprega + Mulher, que poderá ser utilizado por empresas para divulgar ações voltadas à contração de mulheres. Micro e pequenas empresas com o selo poderão serão beneficiadas com estímulos creditícios adicionais.
Fonte: Agência Câmara
Fonte: Brasil247
Fonte: Brasil247
Fonte: Agência Senado
Fonte: Brasil247
No levantamento nacional, o Ipec aponta que Lula (PT) segue firme na liderança e vem pavimentando o caminho para uma vitória já no primeiro turno, uma vez que registrou novo crescimento enquanto Bolsonaro continua estagnado.
Fonte: RevistaForum
Fonte: Rede Brasil Atual
Novo levantamento, divulgado nos primeiros minutos desta quarta (21), mostra que ex-presidente se distancia ainda mais do atual mandatário, o que faz ficar muito próximo de uma vitória no 1° turno
Fonte: RevistaForum
“O acordo evitou que o caso fosse levado ao Judiciário e se arrastasse para além do período eleitoral”, informa o Ministério Público. “A ruralista se comprometeu a divulgar esta semana em suas redes sociais vídeo em que se retrata e esclarece que assediar trabalhadores é uma prática ilegal.”
Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Brasil247
Fonte: Consultor Jurídico
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Brasil247
Com informações de agências Fonte: Portal Vermelho
Fonte: RevistaForum
Fonte: Congresso em Foco
No caso em análise, a Rodovias das Colinas S.A questiona decisão colegiada do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que manteve a penhora de seus bens para quitar o pagamento de verbas trabalhistas decorrentes da condenação de outra empresa do mesmo grupo econômico.
No recurso ao STF, a empresa alega que, embora as empresas tenham sócios e interesses econômicos em comum, não são subordinadas ou controladas pela mesma direção. Também argumenta que sua participação na execução da sentença equivale à declaração de inconstitucionalidade da norma do Código de Processo Civil (Lei 13105/2015), que veda a inclusão de corresponsável sem que haja a participação na fase de conhecimento (artigo 513, parágrafo 5º).
Em manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral, o ministro Luiz Fux destacou a relevância social da matéria, que trata de créditos de trabalhadores reconhecidos pelo Poder Judiciário não quitados pelo empregador. Ressaltou, ainda, a relevância econômica e o potencial impacto em outros casos, tendo em vista a quantidade de processos envolvendo a mesma discussão jurídica. Fonte: STF
— Nossa ideia é aprovar já na próxima semana. Antes das eleições. O PLP já dá um sustento, um reforço ao orçamento dos estados e municípios — disse o senador em entrevista coletiva à imprensa.
Os senadores também estudam outras medidas para reforçar o caixa de estados, municípios e União na área da Saúde, além de viabilizar o pagamento do piso em santas casas, hospitais filantrópicos e no setor privado. Entre as sugestões avaliadas, está a desoneração da folha de pagamento para hospitais privados.
A lista de iniciativas inclui ainda a destinação de emendas parlamentares para despesas com pessoal da área de saúde e a aprovação de uma norma para estimular a repatriação de recursos de brasileiros no exterior. A ideia é que essas novas receitas sejam destinadas ao pagamento do piso salarial.
(Mais informações: Senado) Fonte: Agência Senado
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Portal Vermelho
O trabalhador deve votar em candidatos afinados com as demandas da sua classe, a inclusão social e a preservação de direitos trabalhistas. E evitar votar em quem só faz promessas, mas na hora de governar favorece os ricos e sacrifica pobres, trabalhadores, mulheres e minorias, como a população negra, por exemplo.
Fonte: Agência Sindical
- a servidora do Ministério da Educação Maria do Rosário da Costa e Silva; - o secretário-geral do Sindicato dos servidores públicos federais do DF (Sindsep-DF), Oton Pereira Neves; - o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) José Celso Cardoso; - o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo; - a jornalista Kariane Costa Silva de Oliveira; e - a representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Dione Melo da Silva.
Fonte: Agência Câmara
Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Agência Sindical
Fonte: NCST
Fonte: Portal Vermelho
por André Cintra
Fonte: Portal Vermelho
RR 10596-73.2019.5.15.0086 Fonte: Consultor Jurídico
Fonte: Brasil247
Fonte: Agência Câmara
A pesquisa também indica que, de forma geral, apenas 11% dos eleitores afirmam que podem mudar de ideia e escolher outro candidato. A maioria, 84%, respondeu ter certeza de que vai manter a atual escolha de voto para presidente. O total está dois pontos percentuais acima do estudo anterior, publicado na semana passada. Outros 5% não souberam. Para aferir a taxa de certeza do voto, o PoderData questionou primeiro a cada entrevistado sobre como votará no 1º turno. Para, em seguida, perguntar se ele tem certeza da escolha ou se cogita mudar de ideia até as eleições.
Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Brasil247
Fonte: Agência Sindical
Com a criação de 8,5 mil postos de trabalho entre janeiro e julho, a indústria calçadista do Rio Grande do Sul é a que mais emprega na atividade. No final do mês sete, o setor gaúcho empregava um total de 84,35 mil pessoas, 15,46% mais do que no mesmo período de 2021.
Fonte: Abicalcados
Fonte: Agência Sindical
Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) Oswaldo Augusto de Barros, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) José Avelino Pereira, vice-presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) José Gozze, presidente da Pública Central dos Servidores Fonte: Rádio Peão Brasil
Fonte: Portal Vermelho
por André Cintra
Fonte: Portal Vermelho
Ao conceder a liminar à coligação de Lula, o ministro Gonçalves afirmou que “o uso de imagens da celebração oficial na propaganda eleitoral é tendente a ferir a isonomia”. Isso porque a campanha de Bolsonaro “utiliza a atuação do Chefe de Estado, em ocasião inacessível a qualquer dos demais competidores, para projetar a imagem do candidato e fazer crer que a presença de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, com a finalidade de comemorar a data cívica, seria fruto de mobilização eleitoral em apoio ao candidato à reeleição”.
Na mesma sessão, o Plenário aprovou resolução que trata de um projeto-piloto com biometria no “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas nas Eleições 2022”. O procedimento ocorrerá com a participação de eleitores voluntários que, após votar no dia do pleito, serão convidados a participar da iniciativa em local adjacente ao da votação. A proposta foi levada ao Colegiado pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, relator da norma. Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Brasil247
Fonte: InfoMoney
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Yahoo
Fonte: Agência Senado
Fonte: Portal Vermelho
Sérgio Nobre – presidente da CUT Miguel Torres – presidente da Força Sindical Osvaldo Barros – presidente da NCST Adilson Araújo – presidente da CTB Álvaro EGEA, secretário-geral da CSB Fonte: Mundo Sindical
Fonte: Brasil247
por Nivaldo Santana
Fonte: Portal Vermelho
O presidente enxerga o STF como seu maior obstáculo para viabilizar mudanças e conseguir governar sem que suas determinações ou de parlamentares aliados sejam questionadas. Propostas que fazem tão mal ao país.
Fonte: RevistaForum
O levantamento da OIT indica que a “escravidão moderna” ocorre em quase todos os países do mundo, inclusive nos de renda média-alta. E tem entre as mais vulneráveis mulheres e crianças. O setor privado é apontado como o grande responsável pelos crimes, mas 14% dos casos também são relacionados a setores do estado. Além disso, a construção civil e a agricultura são responsáveis por grande parte dos casos de trabalho análogo à escravidão.
A reportagem também revela que um dos fenômenos que mais preocupa a OIT é o aumento dos casamentos forçados. No ano passado, 22 milhões de pessoas estavam nessa situação. O total indica um aumento de 6,6 milhões de vítimas de casamentos forçados, entre 2016 e 2021.
Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Estadao
Fonte: Rádio Peão Brasil
(Mais informações: Ag.Brasil) Fonte: Agência Brasil
Fonte: Portal Vermelho
(Mais informações: Ag.Brasil) Fonte: Agência Brasil
(Mais informações: Ag.Brasil) Fonte: Agência Brasil
Fonte: InfoMoney
por André Cintra
Fonte: Portal Vermelho
-Ministério da Cultura;
Fonte: Portal Vermelho
O sequestro das comemorações e desfiles do bicentenário da Independência pelo bolsonarismo, que os transformou em imensos comícios (principalmente em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo), ao mesmo tempo que demonstrou força, escancarou o profundo desprezo pelo significado maior da data nem mesmo mencionada e ainda assim vilipendiada.
Fonte: Agência Sindical
Mais Informações – Jornal Valor Econômico. Fonte: Agência Sindical
Logo a seguir, ele falou ser obrigação de todos jogar dentro das quatro linhas da Constituição. “Com uma reeleição nós traremos para dentro dessas quatro linhas todos aqueles que usam ficar fora delas. Hoje, todos sabem quem é o Poder Executivo, o que é a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, e também todos sabem o que é o Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou provocando vaias.
Fonte: RevistaForum
Para o sociólogo Clemente Ganz Lúcio, a lei deve acompanhar as mudanças no mercado. Que agora inclui, por exemplo, trabalhadores por aplicativos e uma massa de autônomos, muito longe da carteira assinada. “A gente precisa olhar para o futuro. Estamos falando de uma legislação que dê suporte às relações de trabalho daqui para a frente, que responda às transformações no mundo do trabalho. Tem o mundo da economia informal, os trabalhadores por conta própria, os trabalhadores por aplicativos, os que trabalham para várias empresas.”
O ex-diretor técnico do Dieese observa que, ao contrário do que prometeu, a “reforma” trabalhista contida na Lei 13.467 não privilegiou as negociações coletivas, mas as individuais. Uma tendência que prosseguiu no atual governo. Poucas semanas atrás, lembra Clemente, o Congresso aprovou uma medida provisória (1.108) que regulamentou o teletrabalho, mais uma vez excluindo as representações sindicais.
Clemente também defende um processo de negociação com todas as partes. “Essas mudanças não são feitas unilateralmente pelo governo, como fez o (Michel) Temer lá atrás. Muito mais do que revogar, é formular uma nova legislação trabalhista. (Do jeito que está) A empresa ganhou segurança jurídica, e o trabalhador ganhou insegurança. O que a legislação (aprovada em 2017) fez foi baixar a régua: a formalidade era 2 metros de altura, baixaram para 20 centímetros. O trabalho precário foi legalizado no Brasil.”
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Centro de Memória Sindical
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Consultor Jurídico
Fonte: Agência Brasil
No caso da proporção de endividados (que considera qualquer tipo de dívida, incluindo o uso de cartão de crédito, mesmo que pago em dia), o crescimento de agosto se deu no mesmo ritmo entre os mais pobres e os mais ricos.
Fonte: InfoMoney
Bolsonaro vetou a possibilidade de restituição, em dinheiro, do saldo do auxílio-alimentação que não tenha sido utilizado pelo trabalhador ao final de 60 dias. Segundo o despacho presidencial, a medida contraria o interesse público, já que afronta as regras vigentes no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Fonte: Agência Câmara
Bolsonaro vetou a revogação de três trechos que alteravam a Lei 13.240/15, que trata do uso de imóveis alocados no Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS). Segundo o despacho presidencial, mudanças naquela lei propostas pela Câmara dos Deputados e mantidas pelo Senado contrariam o interesse público.
Fonte: Agência Câmara
Fonte: Agência Sindical
Miguel Torres, Presidente da Força Sindical. Ricardo Patah, Presidente da UGT. Adilson Araújo, Presidente da CTB. Oswaldo Augusto de Barros, Presidente da Nova Central Sindical. Alvaro Egea, Secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros. Fonte: Agência Sindical
Fonte: Agência Senado
Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 53% das intenções de voto e o chefe do governo federal com 40%. No levantamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro 39%.
Fonte: Brasil247
Entre as principais influências positivas de julho na produção industrial, estão produtos alimentícios (4,3%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2%) e indústrias extrativas (2,1%). Do lado das quedas, a produção de máquinas e equipamentos (-10,4%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-5,7%).
No acumulado de 2022, o setor industrial tem queda em quatro das quatro grandes categorias econômicas, 19 dos 26 ramos, 57 dos 79 grupos e 62,5% dos 805 produtos. O IBGE aponta, como principais influências negativas, produtos de metal (-11,7%), indústrias extrativas (-3,3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13,3%), produtos de borracha e de material plástico (-8,7%) e metalurgia (-5,0%). Coque/petróleo sobe 10%, além de bebidas (4,2%), produtos alimentícios (0,9%) e celulose/papel (2,2%).
Fonte: Rede Brasil Atual
O governo mantém os subsídios dos combustíveis, não alterando a política de preços da Petrobras. Dessa forma tira recursos da saúde, da educação, da segurança, da pesquisa, dos salários dos servidores públicos, para pagar os preços exorbitantes dos combustíveis e continuar enchendo os bolsos dos acionistas da Petrobras. Já os caminhoneiros e taxistas ficaram sem o auxílio combustível.
Miguel Torres, Presidente da Força Sindical Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) Oswaldo Augusto de Barros, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) Alvaro Egea, Secretário Geral da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) Fonte: Mundo Sindical
Fonte: Portal Vermelho
por Nivaldo Santana
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Brasil de Fato
Fonte: TST
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Agência Câmara
Sobre o salário mínimo, o governo Bolsonaro prevê um aumento de R$ 82, ou seja, de 6,76% de 2022 para 2023. O percentual está abaixo da inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses: 10,07%. É praticamente igual a previsão mais atual de inflação final de 2022 divulgada pelo Banco Central com base em análises de bancos: 6,70%.
Fonte: Brasil de Fato
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Portal Vermelho
(Mais informações: Senado) Fonte: Agência Senado
Assim, na comparação com igual período de 2021, o emprego com carteira assinada no setor privado (35,801 milhões de pessoas) cresce 10%. Já o emprego sem carteira (13,075 milhões, o maior número da série histórica) aumenta duas vezes mais: 19,8%. E o trabalho por conta própria (25,873 milhões) sobe 3,5%. Por sua vez, o número de trabalhadores domésticos (5,832 milhões, na maioria empregos sem carteira assinada) cresce 14,1%.
Os chamados subutilizados, pessoas que gostariam de trabalhar mais, agora são 24,307 milhões, queda de 6,9% no trimestre e de 24% em um ano. A taxa de subutilização é de 20,9%, a menor desde 2016. Já os desalentados somam 4,229 milhões, quedas de 5% e 19,8%, respectivamente.
Fonte: Rede Brasil Atual
Fonte: Portal Vermelho
Fonte: Brasil de Fato
Fonte: Agência Sindical
Fonte: Brasil247
- flexibilização do regime de trabalho; A relatora da MP, deputada Celina Leão (PP-DF), alterou o texto para incluir os homens e as mulheres com crianças entre os beneficiários da flexibilização do regime de trabalho para apoio à parentalidade; ampliou o reembolso-creche; e criou programa de combate e da prevenção ao assédio sexual e outras formas de violência nas empresas.
Paridade salarial O texto aprovado ainda inclui na legislação a regra de paridade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função dentro da mesma empresa.
Celina Leão retirou da proposta do governo a previsão de uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamentos de creches privadas pelos trabalhadores e trabalhadoras.
Para minimizar a polêmica na utilização de acordos individuais para formalização de medidas como alteração na jornada, a relatora decidiu incluir a necessidade de pedido expresso dos empregados.
O texto aprovado pelos deputados excluiu da MP a criação do Projeto Nacional de Incentivo à Contratação de Aprendizes. A relatora sugeriu a rejeição da medida diante das críticas de parlamentares. Ela também ressaltou que a contratação de jovens e adolescentes já está sendo discutida pela Câmara dos Deputados no PL 6461/19, que cria o Estatuto do Aprendiz.
Fonte: Agência Câmara
|
![]() |