SECRETARIA PARA ASSUNTOS DE TRABALHO DA MULHER, DO IDOSO E DA JUVENTUDE

 

- EVENTOS REALIZADOS

 

- PUBLICAÇÕES

 

- DATAS IMPORTANTES

 

- MATÉRIAS DE DIVULGAÇÃO

 

NOTÍCIAS

 

MULHERES

IDOSOS

JUVENTUDE

 


 

SÔNIA MARIA Z. DA SILVA

Secretária para assuntos de Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude

 

E-mail: smulher@cnti.org.br

 

APRESENTAÇÃO


 
Nas últimas décadas, o mercado de trabalho no Brasil, assim como no resto do mundo, vem passando por transformações profundas. Um dos fatores responsáveis por esta mudança é o aumento da participação da mão de obra feminina. Além do mercado de trabalho, o sistema educacional também vem incorporando, ao longo do tempo, as mulheres. Esse espaço tem sido conquistado pela suas lutas, fazendo diminuir a distância entre homens e mulheres. Mas ainda existem desigualdades salariais, para trabalho de igual valor como também por outros fatores, tais como a revista íntima, o assédio moral e sexual e as doenças do trabalho a exemplo da LER/DORT tendo em vista a dupla jornada.


As profundas mudanças ocorridas na economia também agravaram a situação da população jovem, que encontram grandes dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. A queda da renda familiar tem levado uma parcela crescente de jovens a deixar sua formação em busca de trabalho. As dificuldades de inserção são maiores para os jovens oriundos de famílias de baixa renda, que sem qualificação e com menor escolaridade são inseridos em postos de trabalho de menor relevância.


Quanto aos idosos, um grande número desse público consegue manter a capacidade biológica e o funcionamento biopsicossocial bem próximo aos dos adultos jovens. Pois, o acúmulo de conhecimento e desenvolvimento de habilidades compensa as perdas naturais.


Dessa forma, muitos idosos têm plena capacidade de continuarem desenvolvendo uma atividade laboral de maneira satisfatória.


De acordo com nossas atribuições estatutárias concluímos o ano de 2012, com atividades coroadas de êxito, com intuito de alcançar os objetivos propostos, realizando encontros, seminário entre outras ações com idosos, mulheres e juventude do plano da CNTI, em parceria com os sindicatos e Federações na busca de uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores industriários do país.

 


 

Acesse o face da Juventude Industriária - CNTI

 

  

 

 

 

Imprimir